Venezuela busca atender requisitos para entrada no Mercosul, diz Amorim



Convidado para falar hoje na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre pedido de adesão da Venezuela ao Mercosul, o ministro das Relações Exteriores, chanceler Celso Amorim, contou que considerou interessante buscar informações, em visita àquele país na semana passada, sobre como a Venezuela atua para atender os requisitos impostos ao país para ingresso no bloco.

De acordo com o embaixador, ele verificou junto às autoridades venezuelanas que o país está se esforçando para cumprir as exigências para entrada no Mercosul, em especial aquelas relacionadas à revisão de acordos tarifários firmados anteriormente com países membros do bloco, já tendo cumprido essa tarefa junto ao Paraguai e o Uruguai. Com o Brasil, essa revisão de acordos com a Venezuela será discutida nos próximos dias 20 e 21, acrescentou Amorim.

O chanceler, que é favorável à participação da Venezuela no bloco, lembrou que aquele país responde ao terceiro lugar do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul, sendo o 6º produtor de petróleo, grande importador de alimentos e de bens industriais e hoje um dos mercados mais ambicionados pelos outros países. Ele citou ainda que o Brasil é o terceiro maior exportador de produtos para a Venezuela.

Mais informações a seguir



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Amorim debate na CRE entrada da Venezuela no Mercosul

Celso Amorim e embaixador vão debater na CRE entrada da Venezuela no Mercosul

Celso Amorim e embaixador na Venezuela vão discutir entrada do país no Mercosul

Para Sarney, entrada da Venezuela no Mercosul é 'página virada'

Para governistas, entrada no Mercosul permitiria 'evolução democrática' da Venezuela

Marisa Serrano alerta para risco da entrada da Venezuela no Mercosul