Vetado Projeto de Lei com novas regras para municípios



A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei do Senado (PLS 98/02) que estipulava novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O texto condicionava a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios à realização de um Estudo de Viabilidade Municipal (EVM) e de um plebiscito junto às populações dos municípios envolvidos. Além disso, as assembleias legislativas em todo o País voltariam a ter a prerrogativa de examinar a criação de novas cidades. 

Na justificativa do veto, o Palácio do Planalto ponderou que a medida permitiria a expansão expressiva do número de municípios no País, resultando em aumento de despesas com a manutenção de sua estrutura administrativa e representativa.

Além disso, esse crescimento de despesas não seria acompanhado por receitas equivalentes, o que impactaria negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica. Por fim, haveria maior pulverização na repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, o que prejudicaria principalmente os municípios menores e com maiores dificuldades financeiras.

Fonte:
Diário Oficial da União



14/11/2013 11:25


Artigos Relacionados


Novas regras para criação de municípios está na pauta da CCJ

Novas regras para criação de municípios terão prioridade na CCJ

Mozarildo defende novas regras para criação de municípios

Plenário do Senado aprova novas regras para criação de municípios

Transferência de recursos para estados e municípios será facilitada por novas regras

Acordo leva a adiamento de votação de novas regras para criação de municípios