Veto do Executivo prejudica apicultura gaúcha,segundo Postal



O Governo do Estado prejudicou os apicultores ao vetar o projeto de autoria do deputado Alexandre Postal(PMDB), que cria o Programa Estadual para o Desenvolvimento da Apicultura no Estado (Proapis), conforme publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (3). A matéria havia sido aprovada em plenário, por 22 votos a 10, no início de dezembro de 2001. A apicultura, uma das atividades mais tradicionais do Rio Grande do Sul, constitui-se numa fonte de renda importante para muitas famílias.

Postal lamenta que o Executivo não tenha compreendido a importância do Proapis para os agricultores, apesar das inúmeras promessas de Olívio Dutra na campanha de 98 para o segmento. “Não me surpreenderei se em pouco tempo o governo não copiar o projeto e instituí-lo por decreto com o único objetivo de tornar-se o ‘pai da criança’, assim como fez com o Prodecana”, lamentou o parlamentar.

O Programa de Desenvolvimento da Apicultura pretende ampliar a utilização do mel na alimentação, medicina e produção de cosméticos, incentivar a pesquisa de novas tecnologias que aumentem a produtividade das colmeias e facilitem o manuseio das abelhas e dos equipamentos na extração do produto.

O veto ao projeto deverá ser derrubado em plenário a partir da segunda quinzena, quando os deputados retornam do recesso.



01/04/2002


Artigos Relacionados


Postal acompanha comitiva gaúcha à Europa

Valorização cambial prejudica economia gaúcha, diz Paim

Acordo com Egito prejudica indústria gaúcha e deve ser rejeitado, defende Ana Amélia

SESSÃO PLENÁRIA/Onyx diz que falta de notas fiscais prejudica economia gaúcha

Postal pede precisão nos índices de criminalidade divulgados pelo Executivo

SESSÃO PLENÁRIA/Postal cobra do Executivo destinação de recursos para hospitais