Vicentinho Alves aponta importância das hidrovias para o país




O senador Vicentinho Alves (PR-TO) chamou a atenção, nesta quinta-feira (2), para a importância do transporte fluvial para o escoamento de cargas no país. Ele observou que o Brasil possui um total de 29 mil quilômetros de rios navegáveis, sendo que, destes, apenas 13 mil são efetivamente utilizados. Para o aproveitamento do potencial hidroviário, o parlamentar sublinhou a necessidade de construir eclusas nas diversas hidrelétricas brasileiras.

- A hidrovia, além de ser o meio [de transporte] mais barato para se escoar a carga, entre os modais rodovia, ferrovia e hidrovia, é o que menos polui o meio ambiente se for usado de forma adequada - declarou, explicando que tem estudado o tema.

O parlamentar enumerou as principais hidrovias brasileiras, como a Solimões-Amazonas; a hidrovia do Madeira; do Tapajós-Teles Pires; a do Tocantins-Araguaia; do Parnaíba; do São Francisco; a Paraná-Tietê; do Paraguai e a do Sul. E destacou a Hidrovia do Madeira, que tem pouco mais de mil quilômetros, mas movimentou o volume expressivo de quatro milhões de toneladas em 2010.

- Essa hidrovia é de fundamental importância para o escoamento dos mercados consumidores do exterior para a produção de soja do Centro-Oeste, bem como da própria Região Amazônica - disse.



02/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vicentinho Alves defende aumento para funcionários do Banco da Amazônia

Vicentinho Alves defende novo marco regulatório para aviação civil

Para Vicentinho Alves, financiamento público de campanha democratiza processo eleitoral

Vicentinho Alves propõe regulamentação do 'telemarketing'

Vicentinho Alves fala de prioridades de seu mandato

Vicentinho Alves registra aniversário de 24 anos de Palmas