VÍDEO SOBRE MULHERES E O PODER É LANÇADO
O vídeo será distribuído para os partidos políticos e chama atenção para a Lei de Cotas, em vigor desde 1996, que os obriga a destinar um mínimo de 30% e um máximo de 70% das candidaturas para cada sexo. Nas últimas eleições, nenhum partido conseguiu preencher a então cota mínima de 20% de candidaturas femininas.
A senadora Emilia Fernandes (PDT-RS) participou do lançamento e afirmou que a participação das mulheres no Senado e na Câmara tem demonstrado a importância da presença feminina nos debates.
- Muitas vezes, nossa voz é abafada pela maioria, mas, quando chega, vem forte e corajosa. É importante multiplicar isso - afirmou.
A senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) disse que, apesar de crescente, a participação feminina no poder no Brasil ainda é "insignificante", sendo menor apenas no "mundo muçulmano".
De acordo com informações do vídeo, o Congresso Nacional conta atualmente com 31 deputadas, seis senadoras e um total de 558 parlamentares homens. As mulheres ocupam 6% das prefeituras e 11% dos cargos dos legislativos municipais do País. Também participaram do lançamento, entre outras autoridades, a deputada federal Iara Bernardes, coordenadora da bancada feminina do Congresso Nacional; o embaixador Gilberto Sabóia, secretário de estado dos Direitos Humanos e a presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Solange Jurema.
09/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
VÍDEO SOBRE MOSCA-BRANCA É LANÇADO NA COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA
Mulheres avançam sobre poder político na América Latina
Vídeo | Taques e Rollemberg criticam restrição ao poder do Supremo
Mulheres negras contam sua história é lançado na 3ª Conapir
Livro Mulheres de Axé será lançado nesta quarta (11)
“Mulheres Negras contam sua História” será lançado na Conapir