VÍDEO SOBRE MOSCA-BRANCA É LANÇADO NA COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA



Em audiência pública realizada hoje (dia 18) na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI),foi lançado um vídeo produzido pela Embrapa sobre a mosca-branca, que na última década passou a ser considerada pela imprensa internacional como "a praga do século". Após, houve debate em torno do assunto.

O senador Freitas Neto (PFL-PI), presidente em exercício da CI, abriu a reunião comentando a importância do combate a essa praga que já atinge mais de 700 tipos de plantações em todo o mundo, como melão, tomate, algodão, abóbora, feijão, pimentão, soja e até plantas ornamentais, entre elas o crisântemo.

Em seguida, foi exibido o vídeo, que mostra a história da disseminação desse inseto e os prejuízos causados nas diversas culturas do país. Em uma das entrevistas mostradas no documentário, o senador José Agripino (PFL-RN), membro da CI, diz como ficou impressionado com essa praga tão devastadora e perigosa para a lavoura brasileira.

Participaram do debate os senadores Nabor Júnior (PMDB-AC), Waldeck Ornelas (PFL-BA), Gerson Camata (PMDB-ES), Beni Veras (PSDB-CE) e Otoniel Machado (PMDB-GO), e o deputado estadual cearense Pedro Julião. A discussão abordou alternativas de combate à mosca-branca, como a monitoração do inseto, o controle biológico e a definição de metas políticas e científicas de trabalho.

O debate teve ainda a intervenção do presidente da Embrapa, Alberto Portugal, do diretor do Departamento de Inspeção Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Tadeu, e da pesquisadora Maria Regina Vilarinho.



18/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÃO DO NORDESTE PEDE COMBATE À MOSCA-BRANCA

Comissão de Infra-Estrutura decide sobre horário de verão em GO, TO e DF

Comissão de Infra-Estrutura ouve ministros sobre racionamento

PROJETO SOBRE CONCESSÕES DE RÁDIO E TV VAI À COMISSÃO DE INFRA-ESTRUTURA

Comissão de Infra-Estrutura decide sobre horário de verão

Comissão ouve Guido Mantega sobre investimentos em infra-estrutura