Vieira da Cunha busca informações sobre caça-níques no Rio de Janeiro
O relator da CPI da Segurança Pública, deputado Vieira da Cunha (PDT), tem audiência amanhã (dia 31), às 10h, com o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Josias Quintal de Oliveira. O encontro tem por objetivo detalhar os procedimentos adotados naquele estado em relação às máquinas caça-níqueis, objeto de investigação pelos parlamentares gaúchos.
Hoje a CPI da Segurança voltou a se reunir para ouvir o ex-Comandante Geral da Brigada Militar, cel. Nélvio Neumann, recentemente exonerado da função.
O cel. Nélvio Neumann reiterou aos deputados que solicitou o afastamento por motivos pessoais. Relatou seus 30 anos de serviço à Corporação e evitou comentários a respeito de procedimentos administrativos, como a redução do investimento em pessoal na área de segurança nos últimos dois anos ou a compra de 122 viaturas e equipamentos militares sem licitação. Alegou que desde 1998 a Brigada Militar não tem autonomia sobre o setor financeiro, o que agora é encargo da Secretaria de Justiça e Segurança.
Observou apenas que as compras sem licitação foram em caráter emergencial, sob homologação da Secretaria de Segurança e posterior autorização do Departamento de Logística e Patrimônio da BM.
Insatisfeito com as explicações do militar, o relator da CPI, deputado Vieira da Cunha, já solicitou na sessão de hoje a convocação do atual responsável pelo Departamento de Logística e Patrimônio da BM, cel. Getúlio Jobim. Também solicitou o processo no. 036150-1203/01.0 que trata das compras efetuadas sem licitação.
Bingo Roma- O segundo a depor foi João Carlos Franco Cunha, proprietário do Bingo Roma, vinculado à Federação Gaúcha de Canoagem, de acordo com a legislação dos bingos. A empresa Tecnoturfe é a operadora das máquinas que funcionam na RomaGames, empresa também administrada por Franco Cunha. As máquinas utilizadas na RomaGames são algumas procedentes da Espanha e outras nacionais.
Ele destacou que as liminares para que as máquinas caça-níqueis possam operar são obtidas na Justiça Federal ou Estadual, conforme o equipamento. Relatou aos deputados que durante seminário realizado há poucos dias, o atual diretor da Lotergs, José Vicente Brizola, declarou que "o governo fez uma retirada estratégica", referindo-se a regulamentação das vídeo-loterias no Estado. O relator da CPI, deputado Vieira da Cunha, indagou se operava com máquinas conhecidas como "caveirinhas", apreendidas recentemente pela polícia do Rio de Janeiro. O depoente negou a utilização desses equipamentos.
Também não confirmou informação publicada pelo jornal Zero Hora em junho de 1993, que o apontava como presidente da Associação dos Bicheiros. Disse que trabalhou nessa atividade mas que há seis anos abandonou o setor. Antes do bingo, João Carlos Franco Cunha atuou na área de distribuição de loterias instantâneas.
08/30/2001
Artigos Relacionados
Operação da PF busca máquinas caça níqueis no Rio de Janeiro
Vieira da Cunha distribui nota à imprensa sobre os resultados da CPI
SESSÃO PLENÁRIA/Vieira da Cunha defende decisão do TSE sobre coligações
Decisão do TSE sobre coligações fortalece a democracia, afirma Vieira da Cunha
Publicação da Força Aérea traz informações sobre caça sueco Gripen NG
Bicheiros controlariam caça-níqueis, diz Vieira