Violeiro Décio Marques é destaque na Rádio Senado



Quem gosta das modas de viola tem uma boa opção neste sábado (20), às 20h, na Rádio Senado (FM 91,7 MHz e OC 5990 KHz). O Escala Brasileirarecebe Décio Marques, um violeiro que viaja o Brasil coletando material sobre a música brasileira. Décio lançou seu primeiro disco, em 1977, em que exibiu influências de músicos sul-americanos, como o argentino Atahualpa Yupanqui e de artistas da música nacional, como Elomar e Glória de Sá.

Em 1996, Décio foi indicado para o prêmio Sharp de melhor disco infantil, pelo trabalho realizado em Monjolear, que gravou junto a 240 crianças de Uberlândia (MG). Décio também é um ativista do meio-ambiente, e se coloca contra a transposição do rio São Francisco.

Outra opção em música brasileira é o Brasil Regional, que apresenta o trabalho do violeiro João Pernambuco. Ele se mudou para o Rio de Janeiro em 1803, aos 20 anos de idade, e dividia o seu tempo entre o ofício de ferreiro e a música, onde sempre cantou histórias de Pernambuco.Brasil Regional será transmitido no domingo, às 8h.

Literatura

O Autores e Livros deste sábado, às 15h, exibe uma entrevista com o professor, poeta e prosador Cassiano Nunes. Cassiano faleceu no último dia 15 de outubro, o Dia do Professor. Em 2002, ele havia sido homenageado como Doutor Honoris Causa na Universidade de Brasília (UnB), onde lecionou por 25 anos.



19/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carnaval e poesia são destaque na Rádio Senado

Direito das domésticas em destaque na Rádio Senado

Blogueira cubana é destaque na Rádio Senado

Regulamentação do 'lobby' é destaque na Rádio Senado

Voz de Teca Calazans é destaque na Rádio Senado

Governo Vargas é destaque na Rádio Senado