Regulamentação do 'lobby' é destaque na Rádio Senado
Um grupo de pessoas ou uma organização tenta influenciar decisões do poder público em favor de interesses próprios: assim ocorre a prática do lobby. Há 20 anos houve a primeira tentativa de regulamentar a atividade. Atualmente, volta a ser discutida no Congresso Nacional a necessidade de definir regras para o lobby, e algumas propostas sobre o tema estão em exame na Câmara e no Senado.
A reportagem especial Regulamentação do Lobby: Mais transparência nos três Poderes?, da Rádio Senado, apresenta a opinião de políticos, especialistas e profissionais que atuam como lobistas. O programa vai ao ar nesta sexta-feira (15) às 18h, com reprise no sábado (16) às 10h, e no domingo (17) às 17h.
O tema do próximo Conexão Senado é a influenza A (H1N1), também chamada de gripe suína. Em debate com dois senadores médicos, o programa vai questionar se o Brasil está preparado para enfrentar a doença e se há riscos de uma pandemia, como no caso da gripe espanhola, de 1918, que matou milhares de pessoas. O programa também vai apontar meios de evitar o contágio e apresentar trechos da audiência realizada com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O programa vai ao ar na segunda-feira (18) às 8h.
No mesmo dia, às 10h, o programa Fique por Dentro da Lei entrevista o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Castro. Ele apresenta a situação da defensoria pública nos diversos estados, 20 anos após a criação do órgão. Ele lembra também, em comemoração ao Dia Nacional do Defensor Público, celebrado em 19 de maio, os profissionais da área vão realizar um mutirão nacional para atender e orientar a população que não tem condições de arcar com despesas com advogados.
No fim de semana, o programa Brasil Regional apresenta o trabalho do brasileiro Carlinhos Antunes com o francês Pascal Lefeuvre: o disco Rencontre Vielle et Viola. O músico brasileiro é historiador formado pela PUC de São Paulo e costuma pesquisar, em viagens, sons de diversas partes do Brasil e do mundo. Já o francês Pascal Lefeuvre toca viola de roda, um instrumento medieval. Funciona como uma mistura de viola e violino, onde a roda desempenha a função do arco. Por cima das cordas, há algo como um teclado de piano. O programa vai ao ar no domingo às 8h.
Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela freqüência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.
15/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior: 'lobby' impede Senado de proibir propagandas de bebidas alcoólicas em rádio e TV
Garibaldi volta a defender regulamentação do lobby
Senadores pedem regulamentação do lobby no Brasil
Carnaval e poesia são destaque na Rádio Senado
Direito das domésticas em destaque na Rádio Senado
Blogueira cubana é destaque na Rádio Senado