Violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes envergonham o país, diz Gleisi Hoffmann




Em discurso nesta quarta-feira (18), a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes envergonham a sociedade brasileira. Ela registrou que o 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em virtude do abuso e assassinato da criança de 9 anos Aracelli Cabrera Sanches Crespo, em 1973 em Vitória (ES).

- Uma data de importância ímpar para reflexão da sociedade brasileira. Com certeza, não é um dia para celebrações, até porque o ideal seria não termos a existência desta data, seria melhor sua desnecessidade - opinou.

Para a senadora, a data deve servir para que se divulgue a importância das denúncias de tais abusos e a punição dos agressores. Ela acredita que a violência, física, sexual ou psicológica, contra crianças e adolescentes "é uma das piores e mais cruéis formas de desrespeito aos direitos humanos".

Gleisi Hoffmann também destacou a utilidade do chamado Disque Denúncia Nacional (disque 100 em qualquer telefone para ter acesso ao serviço gratuitamente). Desde sua criação em 2003, acrescentou a senadora, o DDN 100 já realizou mais de 2,5 milhões de atendimentos e mais de 156 mil denúncias foram recebidas e encaminhadas desde então.

Do total de denúncias recebidas, informou a senadora, 34% referem-se a agressões físicas e psicológicas contra adolescentes e crianças; 34% a denúncias de negligência e 32% a casos de violência sexual, como exploração sexual, tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração, pornografia e abuso sexual.

Em apartes, os senadores Ivo Cassol (PP-RO) e João Pedro (PT-AM) elogiaram o pronunciamento da colega paranaense. Cassol aproveitou para defender que o Brasil deveria adotar a pena de castração química para abusadores sexuais de crianças. João Pedro registrou que a cidade de Manaus (AM) lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes com uma marcha de mais de 50 mil pessoas sob o lema "Esquecer é permitir, lembrar é combater".



18/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


País incentiva combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Senadoras participam de ato contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Ângela Portela destaca Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes

Mesquita Júnior quer campanha nacional contra abuso sexual de crianças e adolescentes

Ana Rita cobra pacto nacional para o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

Lídice da Mata elogia atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes