Virgílio afirma que bons indicadores econômicos atuais refletem ações do governo FHC



Ao retomar, em Plenário, o debate com o líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou nesta quarta-feira (18) que os bons indicadores econômicos atuais se devem ao governo Fernando Henrique Cardoso, que negociou um acordo amplo com o Fundo Monetário Nacional, sem o qual o país estaria apresentando déficit em conta corrente.

thur Virgílio também creditou o atual superávit comercial a dois fatores que já vinham ocorrendo no governo de Fernando Henrique, como ganhos de produtividade no campo e redução do consumo interno, que resultam em mais produtos para a exportação.

O senador lembrou que a inflação, o risco Brasil e o dólar estão voltando às médias do governo anterior, -agora que o mundo se convenceu de que o presidente Lula não cumprirá as diretrizes de política econômica que prometeu durante 20 anos, como deixar de pagar a dívida externa e romper com o FMI-.

Arthur Virgílio afirmou que as maiores conquistas do governo Fernando Henrique foram a cultura da estabilidade econômica e a aquisição de credibilidade internacional. Na avaliação do senador, foram esses fatores que permitiram a queda do risco Brasil, do dólar e da inflação, assim que foi debelado o medo do -risco Lula- que custou ao Brasil cerca de US$ 13 bilhões, nos meses anteriores e posteriores às eleições.

O senador conclamou Mercadante a manter o debate em alto nível, argumentando que isto fortalece a democracia e informa à opinião pública.

Em aparte, o líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), elogiou a habilidade política e a inteligência dos dois presidentes, Fernando Henrique e Lula, mas apontou uma diferença entre os dois: Fernando Henrique foi eleito pelo Plano Real e manteve suas linhas de ação durante seus dois mandatos,enquanto Lula foi eleito por uma história de luta contra o FMI, a favor dos servidores públicos e do aumento do salário mínimo, mas está governando contrariamente a essas diretrizes.



18/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicadores ilustram falta de competência do governo, diz Virgílio

Lúcia Vânia propõe definição de indicadores sociais para avaliar ações do governo

Banco Central divulgará indicadores econômicos da região Sul

Wellington Dias critica pessimismo diante dos indicadores econômicos

Comissão apresenta informe sobre comportamento de indicadores econômicos

IPT: Projeto de Inovação tecnológica permitirá bons resultados sócio-econômicos