Virgílio cobra explicações sobre demissão de diretor do DNIT



O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), cobrou nesta quinta-feira (12) do governo, em Plenário, uma explicação para a demissão de José Antônio da Silva Coutinho do cargo de diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Ele disse que pretende saber se a demissão está ligada às denúncias feitas por Coutinho de supostas irregularidades na própria autarquia que dirigia.

- Ajudei a aprovar o nome do diretor do Dnit e exijo saber, em nome do PSDB e do Senado, se é verdade que a demissão dele seria uma compensação pela futura demissão do ministro dos Transportes, Anderson Adauto - afirmou Virgílio.

O líder do PSDB pediu aos parlamentares da base governista que informassem se Coutinho foi ou não demitido por causa das denúncias que apresentou. Caso a informação não seja desmentida, disse o senador, seria necessário promover uma alteração no Código Penal, para punir com demissão o funcionário público que vier a denunciar irregularidades no órgão em que trabalha.

Virgílio elogiou ainda pronunciamento feito na véspera pelo senador Jefferson Péres (PDT-AM), criticando o excesso de discursos feitos de improviso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder do PSDB relatou que funcionários de seu próprio gabinete receberam vários pedidos de cópias do discurso de Jefferson. Ainda sobre o tema, Virgílio citou editorial publicado nesta quinta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, segundo o qual Lula estaria promovendo, mais de um ano após a sua posse, o "milagre da multiplicação de discursos".

Ao final de seu pronunciamento, Virgílio criticou o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, pelos cortes promovidos no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. "É pecado tirar dinheiro do combate ao trabalho infantil", disse o senador.



12/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio cobra explicações de Gim Argello sobre acusações

Arthur Virgílio cobra explicações do ministro da Justiça sobre laudo da PF sobre "lista de Furnas"

Arthur Virgílio cobra explicações do governo sobre cartas recebidas das Farc

Arthur Virgílio cobra de Lula explicações sobre como vai resolver o "apagão aéreo"

Arthur Virgílio cobra explicações da Anac sobre demora em concessões da nova Varig

Arthur Virgílio cobra desmentido de diretor-geral sobre suposta indicação de diretores