Vital do Rêgo nega existência de blindagem para convocação de governadores



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito mista que investiga o contraventor Carlinhos Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), negou, após a reunião desta quinta-feira (17), a existência de qualquer tipo de “blindagem” dos governadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Agnelo Queiroz (PT-DF). A CPI aprovou a convocação de 51 pessoas, além da quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico de 36 pessoas físicas e jurídicas.

Vital do Rêgo disse que na pauta da reunião da CPI desta quinta-feira (17) estava previsto, apenas a quebra de sigilo “que é a base do processo investigatório”, não havendo nada que dissesse respeito à convocação dos governadores.

Mas o líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR) considera indispensável o depoimento dos governadores.

- O que nós temos colocado, sempre com muita clareza, é que os três governadores devem vir. O Marconi Perillo já se dispôs a vir. Quem apresentou requerimento de convocação do Marconi Perillo foi o PSDB. Nós estamos aguardando a aprovação dos requerimentos para que os três governadores possam vir depor na CPI – disse o senador após a reunião.

Questionado sobre a decisão da CPI de quebrar o sigilo apenas das unidades do Centro-Oeste da Delta Construções, Vital do Rêgo não descartou o acesso às contas das demais filiais da empresa.

- O início da investigação, pelo plano de trabalho que foi formulado, é a Delta Centro-Oeste. A Delta Sudeste, a Delta Norte, a Delta Sul ou qualquer outra vai entrar de acordo com o aprofundamento das investigações a depender de uma decisão colegiada – afirmou.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) criticou a decisão da CPI de limitar a quebra de sigilo à Delta Centro-Oeste e afirmou que a comissão está fazendo uma “investigação seletiva”.

- Não tem como tirar desse processo de investigação a Delta no todo. Essa investigação vai ficar pela metade, vai ser seletiva se não quebrar o sigilo fiscal, o sigilo bancário e todos os sigilos da Delta Brasil e em especial da Delta Centro-Oeste – criticou.

Na mesma linha, Cassio Cunha Lima (PSDB-PB) pediu maior transparência no processo.

- O que nós queremos é uma investigação ampla, transparente e que possa revelar a verdade. Da forma como os trabalhos estão sendo conduzidos, isso não será atingido – disse.

Confira linha do tempo da CPI do Cachoeira e do Conselho de Ética do Senado



17/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI pode convocar governadores, afirma Vital do Rêgo

Eduardo Braga nega 'blindagem' a Rosemary Nóvoa

Vital do Rêgo cotado para presidir CPI do Cachoeira

Maia nega existência de verba para fundo

Plenário aprova preferência para proposta de Vital do Rêgo ao PNE

Vital do Rêgo pede apoio para aprovar seu substitutivo