Vital do Rêgo vai pedir ao ministro da Justiça intervenção na segurança pública da Paraíba




O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lastimou, nesta sexta-feira (16), que seu estado, cujo grande atrativo turístico era a tranquilidade, seja hoje o sexto mais violento do país. Ele disse que a Paraíba, que há dez anos ocupava o vigésimo lugar no ranking nacional da violência, subiu 14 posições nessa escala. O senador pretende levar esses números ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e cobrar uma intervenção.

- Eu queria falar da minha preocupação, da minha indignação contra esse estado de coisas, responsabilizar diretamente o governo do estado e chamar à responsabilidade o governo federal. Esta semana, devo me encontrar com o ministro da Justiça, para, usando as minhas responsabilidades, minhas atribuições como senador da República, cobrar uma intervenção na segurança do meu estado. Uma intervenção é o mínimo que eu posso cobrar ante a falência do sistema de segurança pública do meu estado.

Vital do Rêgo disse que o normal seria crescerem os empregos e os investimentos na Paraíba, mas o que a população tem visto, alarmada, é o crescimento da violência.

- Subimos 14 posições e hoje somos um estado mais violento do que São Paulo e Rio de Janeiro. Dá para acreditar?

O parlamentar atribuiu esse agravamento da violência à imobilidade do governo e à falta de enfrentamento da situação econômica. Em sua avaliação, hoje, ao invés de importar recursos, a Paraíba importa criminosos. Como exemplo, referiu-se à notícia de que o traficante "Nem" (ex-chefe do tráfico na Rocinha, no Rio de Janeiro) estava tomando providências para migrar para João Pessoa.

Nessa análise do aumento da violência, Vital do Rêgo também disse que a Paraíba é o terceiro estado brasileiro em número de homicídios praticados contra pessoas negras. Ele observou que os assassinatos de mulheres ocupam o quarto lugar nos registros policiais. E mais: hoje, na Paraíba, uma pessoa é morta a cada seis horas, o que resulta numa média de quatro assassinatos por dia. Nos finais de semana, acrescentou ele, essa média sobe para 18 assassinatos, na maioria dos casos, envolvendo jovens entre 14 e 16 anos, com alguma ligação com o trafico de drogas. 



16/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo convoca Senado a discutir a segurança pública

Vital do Rêgo lamenta crescimento da violência na Paraíba

Vital do Rêgo saúda os 40 anos do 'Jornal da Paraíba'

Vital do Rêgo aponta crise institucional na Paraíba

Vital do Rêgo reafirma compromisso com o povo da Paraíba

Vital do Rêgo critica governo da Paraíba por fechamento de escolas