'Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro' é o lema da Campanha da Fraternidade



Com o tema "Economia e Vida" e o lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro", foi lançada nesta quarta-feira (17) a Campanha da Fraternidade de 2010. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade responsável pela campanha, o objetivo geral é "colaborar para a promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das igrejas cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão".

Assim como ocorreu em 2000 e 2005, a CNBB promove a campanha deste ano em conjunto com as igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic).

A CNBB ressalta ainda que, além do objetivo geral já citado, há outros cinco objetivos específicos na campanha: "sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem; buscar a superação do consumismo, que faz com que 'ter' seja mais importante do que as pessoas; criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais; mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho; e reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão".

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1962, na Arquidiocese de Natal. No ano seguinte, já tinha a adesão de 16 dioceses do Nordeste. A partir de 1964, apoiada pela CNBB, passou a ter âmbito nacional. Já foram abordados temas como trabalho, saúde, violência, fome, juventude, moradia e preservação da natureza, entre outros.



17/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Botelho elogia o lema da Campanha da Fraternidade: 'Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro'

Para Sarney, retirar menção a Deus em notas de dinheiro é 'falta do que fazer'

Valdir Raupp pede a Lula dinheiro para tapar buracos de estradas, "pelo amor de Deus"

Marcelo Crivella exalta Senado, mas diz que senadores podem enfrentar 'calvário' para servir ao povo

SIMON ELOGIA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Senado vai homenagear a Campanha da Fraternidade da CNBB