Votações de terça devem começar com a PEC que altera tramitação das medidas provisórias
Pode chegar ao fim, na próxima terça-feira (16), o debate da proposta que muda o rito de tramitação das Medidas Provisórias (MP) no Congresso Nacional. Na última quarta-feira (10), o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), prometeu abrir a votação dando prioridade à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/2011.
A PEC das MPs chegou a ser mencionada no Plenário na quarta, mas por falta de quórum sua votação precisou ser adiada. Aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na forma de um substitutivo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), a matéria finalmente tem acordo entre os partidos. As lideranças dispensaram o interstício de cinco sessões de discussão previstas na Constituição para votação do Plenário.
TV a cabo
O segundo item da pauta, de acordo com Sarney, deverá ser o projeto de lei da Câmara (PLC 116/2010) que abre o mercado de TV a cabo às empresas de telecomunicações, como as operadoras de telefonia, e introduz um sistema de cotas para a produção audiovisual regional e nacional nesse mercado.
A votação estava emperrada desde que o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou ao governo federal um pedido de informações sobre o projeto antes de votá-lo. De acordo com o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), as respostas já foram encaminhadas a Alvaro Dias na quinta-feira (11).
12/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Votações em Plenário devem ser retomadas na terça-feira; pauta tem dez medidas provisórias
Emenda que altera regras de tramitação freia uso de medidas provisórias
Congresso continua votações de medidas provisórias nesta terça
Senadores devem votar nesta terça medidas provisórias do Plano Brasil Maior
Senado aprova mudanças na tramitação de medidas provisórias
Senado aprova mudanças na tramitação das medidas provisórias