Senado aprova mudanças na tramitação das medidas provisórias



O Plenário do Senado acaba de aprovar, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 11/11, do senador José Sarney (PMDB-AP), que altera a tramitação das medidas provisórias. A PEC foi aprovada com 60 votos a favor, sem votos contrários, nem abstenções, o que foi classificado por Sarney como um fato "inédito".

O texto final, na forma de substitutivo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), amplia o prazo para análise das MPs pelo Senado e veda a inclusão de assuntos sem relação entre si numa mesma MP. A PEC deve ser votada em segundo turno nesta quarta-feira (17) e, se aprovada, seguirá para análise da Câmara.

Pelo texto aprovado, a Câmara passa a ter 80 dias para analisar medidas provisórias (MPs) e o Senado, 30 dias, restando 10 dias para que os deputados analisem possíveis emendas dos senadores. A criação de uma comissão mista para julgar a admissibilidade das medidas provisórias foi retirada da PEC para permitir um acordo entre oposição e governo. De acordo com o novo texto, as MPs serão submetidas, em vez disso, às Comissões de Constituição e Justiça do Senado e da Câmara. No entanto, em caso de rejeição, haverá possibilidade de recurso ao Plenário da respectiva Casa.

Mais informações a seguir



16/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova mudanças na tramitação das medidas provisórias

Senado aprova novas regras para a tramitação de medidas provisórias

Walter Pinheiro diz que PT mantém apoio a mudanças no rito de tramitação das Medidas Provisórias

Principais mudanças no rito das medidas provisórias em discussão no Senado

Senadores votam alteração na tramitação das medidas provisórias

Senadores discutem PEC que muda tramitação das medidas provisórias