Votos de aplauso a Fernando Henrique são acolhidos pelos senadores da Comissão de Justiça



Dois votos de aplauso ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), receberam nesta quarta-feira (3) parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Os requerimentos foram apresentados depois que o ex-presidente foi agraciado com o Prêmio Entendimento Internacional, concedido pela Associação Fullbright.

Nove senadores participaram do debate sobre os dois requerimentos, aprovados contra o voto da senadora Ana Júlia (PT-PA). Nos pareceres que elaborou a respeito das duas propostas, o relator das matérias, senador Edison Lobão (PFL-MA), recordou as "inúmeras e valiosas conquistas" alcançadas ao longo dos oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, como a estabilidade da economia e os investimentos nas áreas de saúde e educação.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS), que votou a favor do primeiro requerimento e se absteve na votação do segundo, disse que Lobão "exagerou um bocado" ao comentar os resultados obtidos nos dois mandatos do ex-presidente. Por sua vez, Ana Júlia observou que votava contra as propostas por discordar dos termos dos requerimentos. "Se tudo isso fosse verdadeiro, o Brasil não estaria como está", afirmou.

Embora ressaltando ter feito oposição ao antigo governo, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que votava a favor dos requerimentos por se referirem a uma homenagem feita no exterior a um presidente brasileiro. "Tenho admiração pelo meu antigo adversário político", disse ele. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) considerou a homenagem de "inteira justiça", pela estabilidade da economia e pelos investimentos feitos durante as gestões do ex-presidente nas áreas de saúde e educação.

Também ressaltando ter feito oposição ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, durante parte de seus dois mandatos, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) identificou "pontos positivos" nas duas gestões e anunciou que votará a favor, no futuro, de uma eventual proposta de voto de aplauso ao "então ex-presidente" Luiz Inácio Lula da Silva. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) recordou igualmente que teve divergências com o ex-presidente, mas disse ter sido o autor inicial da idéia do voto de aplauso. Apoiaram ainda a iniciativa os senadores Tião Viana (PT-AC), Fernando Bezerra (PTB-RN) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).



03/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova voto de aplauso por criação do Instituto Fernando Henrique Cardoso

Comissão de Justiça decide apreciar em globo votos de aplauso

Senadores elogiam palestra de ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Interlegis

Senado aprova votos de aplauso a países contrários à guerra

Arthur Virgílio solicita votos de aplauso a esportistas e fotógrafo do Amazonas

Ideli apresenta votos de aplauso a funcionários da Caixa e à colônia alemã de SC