Waldemir Moka anuncia 2012 como Ano Internacional das Cooperativas




O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) registrou em Plenário nesta quinta-feira (15) o lançamento do Ano Internacional das Cooperativas, em 2012, em solenidade promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O senador, que é vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), agradeceu a presença de representantes do cooperativismo e de mais de 30 parlamentares, entre senadores e deputados, ao evento realizado na quarta.

Moka disse considerar que a data é uma forma de fortalecer o cooperativismo. Em sua avaliação, o setor conquistou importantes resultados ao longo de 2011, como a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 1/2010, que estabelece regras de licenciamento ambiental, definindo as competências da União, dos estados e dos municípios. A proposta foi sancionada na semana passada pela presidente Dilma Rousseff. Para o senador, o projeto diminuirá a burocracia na liberação das licenças e melhorará a fiscalização das obras.

- Eu acho que houve um avanço muito grande, diminuímos a burocracia. Se for uma coisa pequena e houver um organismo ambiental no município, o próprio organismo licencia e fiscaliza. Se houver alguma coisa errada, multa. Mas, se é uma obra de grande porte, uma usina, aí, a fiscalização é do órgão federal - explicou o senador, ressaltando que existem hoje cerca de 30 milhões de cooperativas associadas à OCB.

Outra proposta considerada importante pelo senador é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 40/2011, que dá acesso às cooperativas de crédito aos benefícios do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Waldemir Moka destacou também a realização do 3º Seminário da Frente Parlamentar do Cooperativismo, em setembro deste ano no Senado, que teve como foco as cooperativas agrícolas. O senador ressaltou que a ONU tem defendido a atuação das cooperativas agropecuárias como alternativa para a redução da fome no mundo. Segundo ele, as cooperativas são instrumentos para, no capitalismo atual, gerar riqueza, mas também distribuí-la de forma igualitária. 

Pesar

O senador registrou ainda pesar pela morte, na semana passada, do ex-deputado federal Nelson Trad, seu amigo e aliado político. Ele era pai do deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS), do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB-MS), e do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB-MS).



15/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Waldemir Moka ressalta papel das cooperativas no Brasil

Waldemir Moka comemora cartão do BNDES em parceria com cooperativas de crédito

Waldemir Moka preside comissão mista encarregada de analisar MP 562/2012

Waldemir Moka e Ana Amélia querem prioridade para o cooperativismo na pauta de 2012

Waldemir Moka destaca realização do Congresso Internacional da Carne

Waldemir Moka pede aprovação da MP que torna a Embrapa internacional