Waldemir Moka pede mais recursos para municípios e cobra regulamentação da Emenda 29




Em apoio à Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a ser realizada de 10 a 12 de maio, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) mostrou preocupação, nesta segunda-feira (9) com a situação financeira "cada vez pior" enfrentada pelas prefeituras, situação que atribui ao desequilíbrio no aporte de recursos da União aos municípios.

O senador previu grande esforço dos prefeitos pela aprovação da regulamentação da Emenda Constitucional 29, que estabelece percentuais mínimos de gastos em saúde pelos entes federativos.

- As pessoas moram, vivem, trabalham nos municípios, e é ali que é gerado o recurso. Mas de cada R$ 100,00 arrecadados em impostos, R$66,00 ficam com a União; vinte e poucos, com os estados. E os municípios, onde efetivamente os impostos são gerados, produzidos, é que ficam com a menor fatia do bolo - apontou.

Segundo Waldemir Moka, a Constituição de 1988 beneficiou os municípios na questão tributária, mas o governo federal aumentou gradualmente sua própria participação através da criação de contribuições, que não são compartilhadas. O senador destacou a necessidade de uma fonte de financiamento para a saúde, lembrando que, desde o fim da CPMF, "não houve mais nenhum dinheiro novo", e a demanda de saúde dos municípios tem aumentado apesar de os recursos serem cada vez menores.

Manifestando solidariedade aos prefeitos, Waldemir Moka ressaltou a importância da regulamentação da Emenda 29. Os senadores Wilson Santiago (PMDB-PB), Cristovam Buarque (PDT-DF),Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Francisco Dornelles (PP-RJ), em apartes, apoiaram o pronunciamento de Waldemir Moka.



09/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Waldemir Moka pede ao governo que socorra municípios do MS atingidos pelas chuvas

Waldemir Moka pede mais ações concretas no combate ao uso do 'crack'

Para garantir mais recursos para saúde, Randolfe pede regulamentação da Emenda 29

Recursos para saúde: Ana Rita cobra regulamentação da Emenda 29

Waldemir Moka defende regulamentação da profissão de cuidador de idoso

Waldemir Moka defende aprovação do novo Código Florestal e da Emenda 29