Waldemir Moka quer saber posição do Itamaraty sobre brasiguaios




O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) assinalou nesta quinta-feira (23) em Plenário a importância da audiência que os senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) terão com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, sobre a situação dos brasiguaios, como são chamados os agricultores brasileiros que produzem há décadas no Paraguai.

Waldemir Moka, vice-presidente da Comissão, afirmou que os senadores da CRA querem saber junto ao Itamaraty quais as providências já foram tomadas sobre a questão, ou quais as que podem vir a ser tomadas.

O representante sul-mato-grossense afirmou que os brasileiros foram produzir no Paraguai há mais de quatro décadas, a convite do governo daquele país. Hoje somam uma comunidade de 350 mil pessoas.

O senador lamentou que essas pessoas estejam agora sendo constrangidas e ameaçadas, sendo inclusive acusadas de falsificação de documentos. Ele também deplorou as ameaças dos trabalhadores sem-terra paraguaios, que acusam os brasileiros de se apropriarem do país.

O parlamentar saudou as decisões de reintegração de posse levadas a cabo pela Justiça paraguaia, mas lamentou que as autoridades "não esbocem qualquer reação" frente a invasões feitas em seguida.

O senador foi aparteado pelo colega Alvaro Dias (PSDB-PR), em apoio ao seu pronunciamento.



23/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer saber por que Itamaraty não foi consultado sobre boxeadores cubanos

SIMON QUER SABER POSIÇÃO DO GOVERNO SOBRE PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS

SUPLICY QUER SABER QUAL A POSIÇÃO DO GOVERNO SOBRE EPISÓDIOS RECENTES NO PERU

Waldemir Moka quer mutirão nacional para melhorar condições sanitárias no país

Waldemir Moka quer mais investimentos em políticas públicas para prevenção às drogas

Waldemir Moka: Carta de Campo Grande quer novo indexador para dívidas dos estados