Arthur Virgílio quer saber por que Itamaraty não foi consultado sobre boxeadores cubanos



O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), afirmou nesta quinta-feira (9), em entrevista, que vai convidar o Ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para explicar por que o Itamaraty não foi ouvido no episódio dos boxeadores cubanos Guilhermo Rigondeaux e Erislandy Lara. Os atletas fugiram da delegação cubana durante os Jogos Pan-Americanos mas foram enviados de volta a Cuba.

A entrevista ocorreu ao final da reunião do senador, em seu gabinete, com o ministro (interino) das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães. Ao sair da reunião, Samuel Guimarães disse que o Itamaraty não tem competência para atuar nesse tipo de situação e não foi consultado sobre o assunto.

Minutos antes, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) havia aprovado requerimento de Arthur Virgílio (AM) convidando o ministro da Justiça, Tarso Genro, para explicar o caso.

O requerimento que pedia a convocação dos ministros da Justiça e das Relações Exteriores foi transformado em convite somente ao ministro da Justiça, por sugestão do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), e com a concordância do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) um dos autores do pedido.

Arthur Virgílio, quenão estava presente à reunião da CRE, disse que o ministro Celso Amorim deve explicar por que não foi consultado, "pois julgo que o Itamaraty deveria ter sido consultado no episódio", afirmou.

- Como pode o governo brasileiro tratar de um assunto que poderia causar abalo nas relações diplomáticas com outro país sem a presença do agente essencial da diplomacia que é o Itamaraty? - perguntou Arthur Virgílio.

O senador disse concordar que a responsabilidade efetiva maior no episódio dos boxeadores cubanos é do ministro da Justiça, Tarso Genro, que terá que explicar os fatos na CRE, mas insistiu que Celso Amorim deverá dar sua opinião sobre o fato de não ter sido consultado.



09/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio quer saber se governo tem programa de prevenção do diabetes e da obesidade

Arthur Virgílio quer saber se governo terá assessoria de imprensa no exterior

Arthur Virgílio quer saber por que dirigentes do PT operam como agentes públicos federais

Waldemir Moka quer saber posição do Itamaraty sobre brasiguaios

Tarso Genro falará na CRE sobre saída dos boxeadores cubanos do Brasil

Heráclito pede a Lula para trazer notícias sobre situação de boxeadores cubanos