Walter Pinheiro destaca avanço do país entre maiores economias sem esquecer área social



O senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou nesta quinta-feira (7) que, mais do que chegar à posição de sexta economia do mundo, o Brasil conseguiu fazer isso sem deixar de lado “questões sagradas” da área social. Apesar da desaceleração em 2011, o crescimento econômico de 2,7% foi suficiente para ultrapassar o PIB do Reino Unido e colocar o país no sexto lugar entre as maiores economias do mundo.

O senador afirmou que, apesar do sentimento de dor pelo fato de o país não ter alcançado um índice maior que os 2,7%, é preciso festejar o crescimento com inclusão em um cenário de crise.

Walter Pinheiro afirmou que foi preciso ousadia para “comprar briga” com determinados setores e garantir moradia, direitos iguais, trabalho e renda em todas as regiões do país.

– É com essa ousadia que o Brasil consegue chegar a sexta economia do mundo, tendo como pressuposto básico que o país precisa crescer e investir, mas precisa olhar para sua gente.

Walter Pinheiro também citou como prioridades atuais o debate sobre a questão da reestruturação industrial, o fim da guerra fiscal e o estímulo à produção para o enfrentamento da crise.

Tecnologia

O senador relatou ter participado, na Espanha, do GSMA Mobile World Congress 2012, evento mundial de tecnologia móvel. Ainda na viagem, o senador visitou instalações de empresas da área médica na Noruega e na Alemanha e conheceu soluções para levar banda larga a áreas distantes na Suécia. O objetivo da viagem foi buscar investimentos e parcerias, em entendimento com o Ministério da Ciência e Tecnologia e o governo da Bahia.



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro destaca desenvolvimento social obtido no governo Lula

Maiores economias do mundo precisam gerar 21 milhões de empregos, destaca OIT

Estudo pretende colocar Brasil entre as três maiores economias do turismo no mundo

Estudo pretende colocar Brasil entre as três maiores economias do turismo no mundo

Walter Pinheiro comemora avanço na reforma do ICMS

Walter Pinheiro defende avanço na mobilidade urbana para pessoas com deficiência