Walter Pinheiro destaca desenvolvimento social obtido no governo Lula
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) citou, em pronunciamento nesta terça-feira (12), dados explicitando o desenvolvimento social obtido no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados foram uma resposta a artigo a ser publicado na próxima quinta-feira (14) pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no qual ele diz que a oposição precisa conquistar a classe média.
O senador levou para o Plenário dados publicados em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo no último dia 23. A matéria atesta que a distribuição de brasileiros por classe sócio-econômica mudou nos últimos cinco anos.
De acordo com o parlamentar, a sociedade brasileira deixou de ter a forma de pirâmide, típica de países pobres, com uma grande parcela da população na camada inferior. A reportagem destaca uma "grande mobilidade social no país". Somente no ano passado, afirmou Walter Pinheiro, quase 31 milhões de brasileiros ascenderam socialmente. Segundo ele, citando o texto do jornal, 19 milhões de pessoas saíram das classes D e E e ingressaram na classe C. Outros 12 milhões pularam da classe C para as classes A e B.
O parlamentar afirmou que a classe C, que representava ano passado 53% da sociedade brasileira, tinha em 2005 apenas 34% da população. Já as classes D e E, que em 2010 somavam 25% da população, eram 51% em 2005. As classes A e B também aumentaram seu índice na composição da sociedade brasileira, passando de 15%, em 2005, para 16%, no ano passado.
O parlamentar acrescentou que, em 2010, houve ganho da renda disponível em todas as classes sociais. Ou seja, começou a sobrar dinheiro no orçamento familiar. Segundo ele, no ano passado sobraram, em média, R$ 368 a cada mês no orçamento das famílias, um valor 60% maior do que em 2009. Já a renda disponível dos mais pobres atingiu R$ 104, um crescimento de 70% em relação a 2009.
- Isso não é uma ação qualquer. Isso é mexer exatamente na base da economia. Essa é a verdadeira ação de política de distribuição de renda. Essa é a verdadeira ação de investir em infraestrutura, desenvolvimento sustentável, mas ter como horizonte, como pilar básico, o desenvolvimento social - afirmou.
No mesmo pronunciamento, Walter Pinheiro afirmou que o problema da segurança pública no Brasil não será resolvido somente com investimento em armamentos ou equipamentos, mas também nas políticas públicas, dando aos jovens brasileiros a perspectiva de terem educação, cidadania, cultura, esporte e lazer em sua vida, trazendo com isso a esperança de terem um futuro melhor.
Walter Pinheiro foi aparteado pelo aparte senador Benedito de Lira (PP-AL).
12/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro destaca avanço do país entre maiores economias sem esquecer área social
Walter Pinheiro presta solidariedade a Lula no tratamento do câncer e exalta seu governo
Walter Pinheiro afirma que transferências a estados e municípios cresceram no governo Lula
Walter Pinheiro destaca ações do governo baiano para aumentar rede de hospitais para o combate ao câncer
Walter Pinheiro: 'royalties' devem ser investidos no desenvolvimento
Falta de logística impede desenvolvimento, diz Walter Pinheiro