Walter Pinheiro comemora avanço na reforma do ICMS



O senador Walter Pinheiro (PT-BA) comemorou nesta terça-feira (23) o avanço na discussão da reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que busca pôr fim à guerra fiscal entre estados. O projeto deve ser votado nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Na avaliação do senador, a reforma permitirá aos estados recomporem as perdas e, ao mesmo tempo, criarem as condições para o desenvolvimento econômico regional.

O objetivo do projeto é unificar gradualmente as alíquotas interestaduais em 4%, com algumas exceções, como os produtos industrializados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e no estado do Espírito Santo, que terão alíquota de 7%. Já os produtos da Zona Franca de Manaus terão alíquota de 12%.

O senador lembrou que a agenda do pacto federativo inclui, também, o projeto de renegociação das dívidas dos estados e dos municípios. O Projeto de Lei Complementar (PLC) 124/2013, apresentado pelo senador Wellington Dias (PT-PI), tem o mesmo teor de um projeto apresentado pelo Executivo em tramitação na Câmara (PLP 238/2013).

O texto altera o indexador das dívidas dos estados. Atualmente, a indexação e feita pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), mais juros anuais de até 9%, o que pode elevar a dívida em 20% ao ano, segundo os governadores. O projeto propõe a troca desse indexador pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais juros anuais de 4% e institui, ainda, um limite para esses encargos – a taxa básica de juros (Selic). Sempre que a soma de IPCA e juros ultrapassar o valor da Selic, ela mesma será o indexador.

- É fundamental essa repactuação para a distribuição dos recursos de maneira que estados e municípios possam galgar de forma autônoma a linha do seu desenvolvimento econômico – disse o senador.

Universidade

No mesmo pronunciamento, o senador pediu rapidez na votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 12/2013, que cria a Universidade Federal do Sul da Bahia. O projeto foi aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Educação, Cultura e Esporte (CE). Falta agora a aprovação do Plenário do Senado.

O senador também comemorou a assinatura do contrato para a realização do Programa de Viabilização do Metrô de Salvador. O contrato foi assinado entre o governo da Bahia e os municípios de Salvador e Lauro de Freitas.



23/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro: reforma do ICMS deve andar junto com criação de fundos de compensação

Walter Pinheiro defende avanço na mobilidade urbana para pessoas com deficiência

Walter Pinheiro destaca avanço do país entre maiores economias sem esquecer área social

Walter Pinheiro: aprovação da unificação do ICMS é o primeiro passo para o pacto federativo

Walter Pinheiro: mudança de regras de ICMS é vinculada à discussão de novo pacto federativo

Walter Pinheiro comemora lançamento do Pronatec