Walter Pinheiro diz que Banco Central acerta na taxa de juros
Matéria atualizada às 18h08
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) comentou em Plenário nesta quarta-feira (27) que o Banco Central foi assertivo ao aumentar em 0,25% a taxa básica de juros para conter a inflação sem comprometer, contudo, o crescimento econômico e a geração de empregos. De acordo com ele, os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) são essenciais para o aquecimento da economia e geração de emprego à mão de obra qualificada.
- Nesse patamar quero chamar a atenção para o acerto e da firmeza da equipe econômica e da presidente Dilma, que disse que combaterá a inflação mantendo os níveis de geração de empregos e de desenvolvimento econômico.
Walter Pinheiro comentou especificamente que a alta da gasolina - que no Brasil recebe a adição de até 25% de álcool - é decorrente da alta do preço do açúcar no mercado internacional. De acordo com ele, as usinas deixaram de produzir 3 bilhões de litros de álcool para aproveitar a alta do produto que, como o álcool, é derivado da cana.
Lembrando que a Bahia, seu estado, já teve cerca de 30% da sua receita dependente da indústria petroquímica e da comunicação, o senador disse que o PAC foi fundamental para diversificar os investimentos e o mercado de trabalho do estado.
- Estamos falando de crescimento em diversas frentes e da utilização de tecnologias. É a forma mais eficaz de fazer a distribuição para que o bolo cresça não concentrado, mas acompanhando a necessidade de cada povo, do desenvolvimento local.
Em aparte, o senador Lindberg Farias (PT-RJ) disse que o governo federal está fazendo seu esforço fiscal para gerar crescimento e que o Banco Central está correto ao aumentar os juros em 0,25% para tentar atingir o equilíbrio.
O pronunciamento do senador foi feito como complemento a discurso sobre o mesmo tema proferido na terça-feira (26).
27/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro vê novo aumento da taxa de juros como 'macroprecaução'
Banco Central reduz taxa de juros para 9% ao ano
Banco Central define taxa básica de juros
Banco Central eleva taxa básica de juros para 10,50% ao ano
Taxa média de juros recua 2,2 % em maio, diz Banco Central
Taxa de juros vai continuar a cair até chegar a um dígito, diz Banco Central