Walter Pinheiro elogia equipe econômica do governo no controle da inflação




Em discurso nesta quinta-feira (19) no Plenário, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) elogiou a atuação da equipe econômica do governo no controle da inflação.

- A competência no controle da inflação tirou o tema da manchete dos jornais - disse o senador.

Walter Pinheiro criticou a oposição que, segundo ele, explorou o tema da inflação numa sucessão de pronunciamentos, parecendo se apoiar na "lógica do quanto pior, melhor". O senador baiano citou o Boletim Focus, do Banco Central, que mostra queda de 6,33% para 6,31% na expectativa de inflação para 2011, com base no Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA). Ele disse que a redução da expectativa de inflação ocorre sem sacrifício, pois o mercado de trabalho tem recorde de contratações e a economia continua crescendo.

O parlamentar apontou para atuação do governo na questão dos combustíveis. De acordo com Walter Pinheiro, o uso da BR Distribuidora, rede de postos da Petrobras, como uma espécie de "moderador e regulador de preços", tem sido importante para conter o avanço dos preços dos combustíveis. A medida, segundo o parlamentar, provocou a queda do preço dos combustíveis e um recuo nos preços que eram potencializados pelo aumento do etanol e da gasolina.

Walter Pinheiro disse que alguns colunistas da imprensa acusam o governo de indexar a economia e atrair o risco de inflação com a política de reposição do salário mínimo. Mas para o senador, não há relação entre o aumento da inflação e o crescimento do salário mínimo. Ele citou dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que mostram que, nos oito anos do governo Lula, a inflação foi de 65,93%, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). No mesmo período, o salário mínimo cresceu 155%. Segundo o senador, o mercado está equilibrado.

- Não é mágica e sim política séria de crescimento da economia, com fortalecimento do mercado interno e com aumento do salário mínimo - afirmou.

O senador também destacou a aprovação do Cadastro Positivo nesta quarta-feira (18) pelo Senado. Segundo Pinheiro, a medida vai ajudar a diminuir a taxa de juros e, por consequência, os preços e a inflação.

Reintegração de servidores

O senador Walter Pinheiro aproveitou o discurso para comemorar a reintegração de 432 servidores demitidos do governo federal, no período de 1990 a 1992. Segundo o parlamentar, o ato de reintegração foi publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira (18). Os funcionários trabalhavam em empresas como a Chesf, a Petrobras e a Telebahia.



19/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pinheiro elogia atuação do governo no controle da inflação e na busca do crescimento

Walter Pinheiro elogia projetos de energia alternativa do governo baiano

Walter Pinheiro agradece dedicação da equipe do Hospital Ana Nery

Walter Pinheiro registra avanços do Brasil diante de crise econômica mundial

Walter Pinheiro elogia medidas de incentivo á indústria

Walter Pinheiro elogia aprovação de MP com mudanças nos Correios e na ANP