Walter Pinheiro elogia projetos de energia alternativa do governo baiano




Em discurso no Plenário, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) informou que o governo da Bahia tem como prioridade a instalação de projetos alternativos de geração de energia. Ele disse que o governo baiano planeja implantar 34 usinas eólicas até 2014 e que nesta quarta-feira (23) o governador Jaques Wagner inaugurou a primeira usina termelétrica de biogás do estado.

De acordo com o senador, os projetos eólicos da Bahia vão gerar 997 megawatts por ano, o que poderá beneficiar quase 4 milhões de pessoas. Walter Pinheiro também informou que quatro empresas de fabricação de aerogeradores vão ser instaladas no estado nos próximos anos, a primeira podendo ficar pronta até setembro deste ano. Essas fábricas vão gerar em torno de 500 empregos diretos, com investimentos da ordem de R$ 50 milhões.

- Garantindo dessa forma um nível de atendimento à demanda dessas novas usinas - acrescentou.

O senador disse que a usina termelétrica de biogás vai gerar 150 megawatts anuais, podendo atender até 300 mil residências. E para gerar essa energia, acrescentou Walter Pinheiro, a usina de biogás vai usar toneladas de lixo doméstico recolhidos em Salvador.

- Além da contribuição para a geração de energia, nós também estamos contribuindo para o meio ambiente. A utilização dessa matéria-prima nos permitirá a adoção de medidas melhores que a manutenção de aterros, que terminam virando lixões nas grandes cidades, sem levar em consideração o aspecto do que isso traz para a saúde do nosso povo - disse.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou as iniciativas do governo da Bahia em prol da geração energética alternativa.



23/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro destaca ações do governo baiano para aumentar rede de hospitais para o combate ao câncer

Walter Pinheiro elogia equipe econômica do governo no controle da inflação

Walter Pinheiro elogia medidas de incentivo á indústria

Walter Pinheiro elogia aprovação de MP com mudanças nos Correios e na ANP

Walter Pinheiro elogia programa Brasil sem Miséria

Walter Pinheiro elogia o 'PAC Mobilidade Grandes Cidades'