Walter Pinheiro elogia programa Brasil sem Miséria




Em discurso no Plenário nesta terça-feira (31), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) destacou o programa Brasil sem Miséria, que será lançado pelo governo federal na próxima quinta-feira (2). O programa, disse o senador, busca honrar compromissos de campanha da presidente Dilma Rousseff.

Walter Pinheiro afirmou que o Brasil sem Miséria tem a ambição de retirar 16 milhões de brasileiros da condição de extrema pobreza. O número, segundo o parlamentar, representa quase cinco vezes a população do Uruguai ou o total da população do Chile. Segundo o senador, do total de brasileiros que vivem em miséria absoluta, 70% são negros e metade tem até 19 anos. Pinheiro disse ainda que 47% estão nas zonas rurais e quase 60% vivem na Região Nordeste.

- É o maior desafio da presidente Dilma e uma oportunidade de a sociedade brasileira saldar uma dívida histórica - disse o senador.

Walter Pinheiro lamentou a realidade dos retirantes do país, que precisam sair de suas regiões e partir para outros lugares procurando uma melhor condição de vida. Segundo o senador essa situação vem mudando com a atenção que o governo tem dado à área social, com o programa Bolsa-Família e com a valorização do salário mínimo.

O senador lembrou que os programas sociais implantados no governo do ex-presidente Lula retiraram da pobreza absoluta cerca de 50 milhões de brasileiros. Para Pinheiro, o Bolsa-Família e o Brasil sem Miséria se completam. Enquanto o Bolsa-Família exige a frequência do aluno na escola, o Brasil sem Miséria é um programa voltado para pessoas sem qualquer rendimento, até mesmo "aqueles sem família ou endereço".

- Precisamos de políticas públicas e ações concretas para combater a miséria - disse o senador.



31/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vital do Rêgo elogia programa Brasil Sem Miséria

José Pimentel elogia programa Brasil Sem Miséria

João Pedro elogia programa Brasil Sem Miséria

Anibal Diniz elogia ampliação do programa Brasil sem Miséria

Eduardo Suplicy elogia programa Brasil Sem Miséria e livro de Lya Luft

Walter Pinheiro elogia medidas de incentivo á indústria