Walter Pinheiro: mudança de regras de ICMS é vinculada à discussão de novo pacto federativo
Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (20), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse que o Senado precisa encontrar um caminho para discutir o pacto federativo do país. O senador reconheceu que é um tema difícil, porque lida com interesses orçamentários de cada ente da Federação.
Segundo o senador, a questão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tema do projeto de resolução do Senado (PRS) 72/2010, não pode ser vista sob o interesse de um único estado. O projeto uniformiza as alíquotas de ICMS para produtos importados. Walter Pinheiro disse que posições radicais devem ser evitadas, mas deve-se buscar um caminho de consenso. Para o senador, a discussão sobre o ICMS pode ser o início do debate sobre um novo pacto federativo. Ele ainda destacou que é preciso dar um “tiro de morte” na guerra fiscal.
Walter Pinheiro também ressaltou que a tributação do comércio eletrônico precisa ser repensada. De acordo com o senador, a forma de regular os impostos vai interferir na discussão dos fundos de participação dos estados (FPE) e dos municípios (FPM). Ele lembrou que um dos elementos centrais do FPE é o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e que mais de 80% dos municípios brasileiros se sustentam com recursos transferidos pela União.
- Se não houver investimento e geração de emprego local, não haverá consumo – alertou o senador.
Na visão de Walter Pinheiro, a discussão sobre questões como ICMS, FPE, FPM, comércio eletrônico, desindustrialização e royalties para exploração de recursos minerais exige ação imediata, sob o risco de municípios e estados enfrentarem dificuldades orçamentárias.
- É preciso vencer a inércia. Nós vamos encontrar uma saída, mas precisamos passar pela porta de entrada – declarou.
Em aparte, a senadora Ana Rita (PT-ES) elogiou o pronunciamento e a postura “republicana” do colega. A senadora disse é preciso encontrar um caminho de transição entre a realidade atual e aquela que vier a ser implantada em termos de divisão de recursos entre os estados.
20/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro diz que CPI não vai paralisar o Senado e destaca discussão do pacto federativo
Walter Pinheiro: aprovação da unificação do ICMS é o primeiro passo para o pacto federativo
Walter Pinheiro aponta necessidade de novo pacto federativo
Walter Pinheiro propõe debates sobre novo pacto federativo
Walter Pinheiro defende novo pacto federativo e fortalecimento do PT nas eleições municipais
Walter Pinheiro: é preciso retomar o caminho do pacto federativo