Walter Pinheiro pede flexibilização de imposto para carro importado



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (11), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) recomendou ao governo a flexibilização do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) para montadoras estrangeiras. O senador sugeriu uma tabela progressiva com base no índice de nacionalização dos produtos.

- Essa flexibilização servirá de estímulo e comprometimento maior das montadoras com suas unidades aqui no Brasil - explicou.

Walter Pinheiro lembrou que, no mês passado, o governo aumentou em até 30% o IPI sobre carros importados, como forma de proteger a indústria nacional. De acordo com o senador, a expectativa do mercado era de que as montadoras comercializassem 3 milhões de carros em 2011, sendo 1/3 de carros importados. O senador elogiou a medida do governo, uma vez que o aumento de IPI era uma forma de proteger os empregos nacionais.

- Mas passado pouco mais de um mês, o cenário econômico sofreu mudanças, inclusive com inversão cambial. Por isso, são necessárias medidas de ajuste - argumentou o senador.

De acordo com Walter Pinheiro, a flexibilização do IPI ajudaria na política de atrair empresas para o Brasil. O senador lembrou que montadoras como a Cherry e a Jac Motors anunciaram a intenção de instalar fábricas no país, enquanto outra montadora, a Nissan, pretende aumentar sua linha de produção.

- É fundamental fazer esses ajustes. Essas empresas merecem esse período de transição, pois mesmo diante da crise e de aumento de impostos, querem instalar fábricas no Brasil - disse.



11/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro pede solução para dívidas dos estados e municípios

Walter Pinheiro pede atenção para as manifestações do Grito da Terra

Walter Pinheiro pede mais recursos para a saúde sem criação de impostos

Walter Pinheiro pede que Ibama reconsidere proibição para exploração de petróleo na Bahia

Walter Pinheiro pede que Senado lance aplicativos móveis para diferentes plataformas

Senado aprova PEC que define imposto para petróleo importado