Senado aprova PEC que define imposto para petróleo importado
A Cide irá substituir a Parcela de Preços Específica (PPE), adicional cobrado no preço dos derivados do petróleo, a ser extinta em janeiro de 2002.
Como a PEC não define o valor da alíquota da Cide, a matéria precisa ainda ser regulamentada, e para isso depende da promulgação pelo Congresso e do envio pelo governo do texto da regulamentação ainda este ano ao Legislativo. Este, por sua vez, deverá analisar o assunto até o final deste ano para que a medida possa ser implementada para o ano que vem, em função do princípio da anuidade, que estabelece que qualquer imposto novo só pode ser cobrado no ano posterior ao que for criado.
Diante de manifestações de dúvidas sobre os efeitos da PEC pronunciadas pelos senadores Paulo Hartung (PSB-ES), Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Ricardo Santos (PSDB-ES), José Fogaça (PPS-RS) e José Eduardo Dutra (PT-SE), o senador Romero Jucá (PSDB-RR), falando em nome do governo, assegurou que a medida, além de justa, não irá provocar queda na arrecadação fiscal dos estados.
- Pelo contrário, estados que arrecadam menos, com essa emenda, passarão a arrecadar mais antecipou Jucá, que foi o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
11/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro pede flexibilização de imposto para carro importado
Senado aprova novas alíquotas para o Imposto de Renda
Senado aprova projeto que define limites para operações de crédito da União
SENADO APROVA PRAZO DE 60 DIAS PARA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Senado aprova redução de imposto sobre trigo para conter inflação do pão
SENADO APROVA LEI QUE FIXA NORMAS PARA EMPRESA PRIVADA ENTRAR NO PETRÓLEO