Walter Pinheiro volta a cobrar debate sobre pacto federativo
Em discurso no Plenário na noite desta terça-feira (1º), o senador Walter Pinheiro (PT-BA) voltou a cobrar uma solução para o pacto federativo. O senador disse que é preciso “colocar o dedo nessa ferida” e debater assuntos como a renegociação das dívidas dos estados e as novas regras para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esse debate, segundo o senador, é fundamental para o crescimento da economia nacional e precisa apontar uma solução para a questão.
Para Walter Pinheiro, é preciso aprofundar a discussão sobre a guerra fiscal, recurso que tem sido usado pelos estados para atrair investimentos, como forma de evitar a concentração de renda e riqueza em determinados estados. O pacto federativo, continuou o parlamentar, é importante para aumentar a capacidade de investimento de estados e municípios.
- Esse é um debate que parece que morreu. Adiar esse debate para 2014 é deixar para 2015 – disse o senador, cobrando mais participação dos governadores no debate.
Na visão do senador, a descentralização de investimentos é importante. Ele citou o exemplo de seu estado, a Bahia, que tem realizado investimentos atraindo empreendimentos para várias regiões, evitando a concentração de renda e riqueza na capital do estado, Salvador.
Walter Pinheiro destacou o crescimento do parque tecnológico e do agronegócio, e o desenvolvimento industrial e logístico da Bahia. O senador ainda informou que o estado tem previsão de investimentos de R$ 31 bilhões no setor mineral nos próximos anos. Em sua avaliação, essas medidas podem apontar um caminho para o Brasil.
- É um estado que buscou olhar de forma mais igual para todas as regiões – disse o senador.
01/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro, sobre o pacto federativo: "é hora de o Senado agir"
Walter Pinheiro propõe debates sobre novo pacto federativo
Walter Pinheiro: é preciso retomar o caminho do pacto federativo
Walter Pinheiro aponta necessidade de novo pacto federativo
Walter Pinheiro quer pacto federativo que desconcentre o poder no país
Walter Pinheiro diz que CPI não vai paralisar o Senado e destaca discussão do pacto federativo