Wellington Dias anuncia encerramento dos trabalhos de subcomissão sobre dependência química




O senador Wellington Dias (PT-PI) anunciou nesta segunda-feira (5), em Plenário, a votação, na próxima semana, do relatório final da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais para Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outras Drogas, criada em março deste ano. Ele preside o colegiado.

O relatório, a cargo da senadora Ana Amélia (PP-RS), deve trazer as informações coletadas pela subcomissão em audiências públicas e nas visitas realizadas; as experiências e as sugestões fornecidas pela população e por estudiosos do assunto e por comissão semelhante da Câmara dos Deputados, informou o senador.

- O que podemos traduzir de todo esse trabalho: o reconhecimento de que é impossível trabalhar uma política sobre drogas isoladamente. Há a necessidade de trabalha-la como um problema mundial, global - declarou o parlamentar.

Algumas das conclusões do documento vão ao encontro do que já sugere a Organização Mundial de Saúde (OMS), disse Wellington Dias, como a atuação conjunta e regionalizada dos países no combate às drogas e a classificação também das bebidas alcoólicas como drogas perigosas, por causarem problemas sérios para uma grande parcela da população.

O relatório da subcomissão também vai sugerir uma linha de atuação em que os países mais desenvolvidos - e isso inclui o Brasil - deverão ajudar os menos desenvolvidos, justamente onde há maior presença e produção de drogas como a maconha.

As medidas sugeridas no relatório, disse Wellington Dias, têm o objetivo de reduzir a produção e a comercialização de drogas, sugerindo, por outro lado, a redução da demanda. Isso se daria com um trabalho de prevenção, envolvendo as áreas de saúde e educação; a proibição da propaganda de bebidas alcoólicas; e o controle na comercialização.

Depois de aprovado na subcomissão, o relatório deverá ser avaliado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Pesar

O senador Wellington Dias também lamentou a morte do ex-deputado federal Antonio José Morais Souza, irmão do ex-senador Mão Santa, ocorrida no último domingo (4). Ele vinha enfrentando problemas cardíacos e renais. O estado decretou luto oficial por três dias.



05/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias e Ana Amélia vão comandar subcomissão sobre dependência química

Wellington Dias destaca apresentação de relatório com sugestões de combate à dependência química

Wellington Dias quer política integrada para tratamento de dependência química

Ana Amélia convida sociedade para audiência de divulgação de relatório da subcomissão sobre dependência química

Subcomissão que trata da dependência química apresenta relatório final

Começa debate sobre dependência química