Wellington Dias apoia projeto que cria política nacional para proteger direitos de autistas
O senador Wellington Dias (PT-PI) saudou, em pronunciamento nesta quarta-feira (21), a aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), de projeto que cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 168/2011 possibilita a destinação de salas especiais para alunos autistas nas escolas. O texto seguirá para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
O parlamentar, que disse ser pai de uma criança autista, lembrou que a disfunção apresenta diferentes níveis de gravidade, e há situações em que o aluno não tem como estudar em uma sala de aula regular.
- É comprovada a necessidade de, nesses casos de autismo grave, até para proteção da criança, do adolescente ou mesmo do adulto autista e para proteção das outras pessoas, a pessoa estudar em uma sala de ensino especial - afirmou, reconhecendo que pessoas com autismo leve e nenhuma outra síndrome podem estudar em uma escola regular, sem nada que as impeçam de chegar a universidades.
Wellington Dias comparou a situação dos autistas com a luta para que a Língua Brasileira de Sinais (Libras), "criação do povo brasileiro", fosse adotada nas escolas como primeira língua dos surdos - uma necessidade que acabou sendo compreendida pelo governo.
- Se alguém não escuta, não há do que se falar para ele da língua oral, onde o som é essencial. Até para aprender a escrita é preciso aprender primeiro o oral. O Brasil, através do Ministério da Educação, já compreendeu que, primeiro, ele aprende Libras e, a partir daí, vai para a escola convencional.
O senador saudou o MEC por sua abertura ao diálogo sobre o tema e manifestou esperança de que a CDH possa aprovar a matéria na próxima semana.
21/11/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Wellington Dias apoia projeto em favor de autistas
Vanessa Grazziotin apoia política de saúde pública para autistas
Aprovada política nacional de proteção aos autistas
Paim comemora aprovação de política nacional de proteção dos autistas
Wellington Dias apoia mobilização por políticas públicas para as mulheres
Projeto que cria o Conselho Nacional de Direitos Humanos deve ser votado hoje