Wellington Dias defende alteração na remuneração da caderneta de poupança



O senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu a alteração da taxa de remuneração da caderneta de poupança, para ele medida essencial para a queda dos juros a qual, por sua vez, é necessária para que o Brasil possa ser competitivo no mercado mundial.

Para o parlamentar, os dois principais problemas que afetam a competitividade brasileira são a carga tributária elevada e os “juros elevadíssimos”. Ele lembrou que já foram tomadas medidas para reduzir a carga tributária, como a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de alguns produtos e a redução da contribuição previdenciária para alguns setores. Mas a redução dos juros esbarra na diminuição da remuneração da poupança.

Wellington Dias afirmou que a presidente Dilma Rousseff está tratando com firmeza este tema, já tendo reduzido o que o próprio governo paga de juros e negociando agora a redução do indexador da dívida dos estados e de alguns municípios com a própria União. Mas a poupança, ao ser uma espécie de piso de juros – a remuneração é fixada em 6,17% ao ano mais a taxa de referência –, impede que se abaixe mais a Taxa Selic, remuneração básica do Sistema Especial de Liquidação e Custódia do Banco Central.

O senador lembrou que a Taxa Selic, que chegou a 28% em 2002, pagava 13,75% em dezembro de 2008, ou 8,46% de juro real, descontada a inflação. No mês passado, chegou a 9%, com uma taxa de juros real de 3,34%. Para abaixá-la mais, disse o parlamentar, é preciso mexer na poupança.

- Estou defendendo abertamente que o Brasil não pode perder o bonde da história. É a hora de alterar a regra da poupança. A saída é dar ao Conselho Monetário Nacional o poder de alterar a taxa da poupança, sempre que alterar a taxa Selic – afirmou o senador, que foi aparteado pelos colegas Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Casildo Maldaner (PMDB-SC).



03/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias critica mudanças na remuneração da caderneta de poupança

Partidos de oposição defendem manutenção das regras de remuneração da caderneta de poupança

Alvaro Dias propõe igualar remuneração do FAT, FGTS e poupança às taxas de juros do mercado

Caderneta de poupança poderá ser alterada

Fazenda descarta alterações imediatas na Caderneta de Poupança

MP institui novas regras para caderneta de poupança