Wellington Dias defende cursos técnicos para melhoria da oferta de mão de obra
O senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu em Plenário a ampliação da oferta de cursos técnicos como forma de qualificação de mão de obra, cada vez mais necessária para o crescimento do país. O parlamentar citou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que aponta falta de mão de obra qualificada em 69% das empresas brasileiras.
- O mais grave problema do meu estado, o Piauí, e do Brasil ainda é a educação, ou melhor, a falta dela. É não ter mão de obra com qualificação de curta, média e longa duração, com a qualidade adequada para os que precisam - avaliou, embora o processo esteja mudando e agora o problema esteja voltado para a necessidade de mão de obra mais qualificada.
Wellington Dias salientou o investimento feito pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na implantação de novas escolas técnicas e a sequência dada pela presidente Dilma Rousseff com o lançamento do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec), em fevereiro deste ano.
- A presidente Dilma deve apresentar [o Pronatec] através de projeto de lei em maio. Devemos aprovar, com maior urgência possível, mecanismos capazes de qualificar quem está fora do mercado de trabalho - sugeriu.
Wellington Dias lembrou que o Pronatec irá contar com recursos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e será vinculado às entidades do Sistema S (Sesc, Sesi,Senai, Senac, e Sebrae). O senador informou que o programa atenderá 3,5 milhões de trabalhadores até 2014, com cursos profissionalizantes e de pós-graduação, além de cursos para pedreiro, carpinteiro e eletricistas que servirão para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Instituto Federal do Piauí
No Piauí, disse o senador, foram implantadas 28 escolas técnicas, agrícolas e urbanas, com destaque para o Instituto Federal do Piauí (IFPI), que conta com 11 campi, entre os quais alguns considerados os melhores do país.
O IFPI, segundo ele, que atualmente conta com 11 campi na capital e no interior do estado, atende 10,5 mil alunos em 90 cursos técnicos, superior, de pós-graduação e a distância.
Foram implantados, disse o senador, novos campi, nos municípios de Oeiras e Pedro Segundo, e em breve, em São João do Piauí. No entanto, o parlamentar avalia que a demanda será atendida com a implantação de 15 campi no total.
- Sempre questionei o fato de que no Brasil tínhamos mais vagas de ensino superior do que ensino profissionalizante, uma linha completamente inadequada. Na verdade, quem faz ensino técnico pode perfeitamente, em seguida, fazer ensino - afirmou Wellington Dias.
O parlamentar destacou cursos do IFPI, como o de Gastronomia, em Teresina, e o de Gestão Ambiental, em Corrente, no interior. E salientou que os cursos de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e de Tecnologia de Alimentos, pelas notas recebidas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), foram considerados os melhores entre os de escolas públicas do país em 2009.
25/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Parceria garante oferta de cursos técnicos e de formação profissional
Wellington Dias comemora melhoria no IDH do Piauí e do Brasil
Wellington Dias atribui reivindicações da população a melhoria nas condições de vida
Piauí terá ampliação da oferta de energia, informa Wellington Dias
Wellington Dias defende regime de partilha para exploração do petróleo do pré-sal
Wellington Dias relata visita a Alagoas e defende pauta para região Nordeste