Wellington Dias defende proibição das propagandas de bebidas alcoólicas
O senador Wellington Dias (PT-PI) está entre os que defendem mudanças na legislação para proibir a propaganda de bebidas alcóolicas. Presidente da Subcomissão do Senado sobre Álcool, Crack e Outras Drogas, ele alerta para o avanço do crack no país, mas ressalta que "o álcool representa um problema ainda mais grave".
- A própria Organização Mundial da Saúde [OMS] destaca o problema do álcool - frisou o senador nesta quarta-feira (30), após a apresentação do relatório da subcomissão, que está encerrando suas atividades.
Wellington Dias apontou o lobby da indústria de bebidas alcoólicas como um dos principais obstáculos para a aprovação de projetos de lei que restrinjam tais propagandas. Ele citou como exemplo um projeto que tramitou no Congresso prevendo o fim das propagandas de bebidas alcoólicas e cigarros, "mas que acabou sendo derrotado, no que se refere às bebidas, porque o lobby contrário funcionou".
A proposta do senador encontra eco em outro relatório, também apresentado nesta semana, na Câmara, pelo deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL). Além de proibir a propaganda de bebidas alcoólicas, Carimbão defende o aumento da tributação sobre a venda desses produtos.
Wellington Dias solicitou que os dois relatórios sejam enviados à presidente Dilma Rousseff, para oferecer subsídios às políticas públicas do setor.
30/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA DEFENDE PROIBIÇÃO DA PROPAGANDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
HELOÍSA HELENA DEFENDE PROIBIÇÃO DA PUBLICIDADE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Paim defende proibição da venda de bebidas alcoólicas na Copa do Mundo
Crivella defende a proibição de venda de bebidas alcoólicas em postos de gasolina
Mesquita Júnior: 'lobby' impede Senado de proibir propagandas de bebidas alcoólicas em rádio e TV
CCJ analisa proibição de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis