Wellington Dias defende utilização de energia limpa no Piauí



O senador Wellington Dias (PT-PI) comemorou em Plenário nesta terça-feira (3) o sucesso do leilão para contratação de energia eólica, promovido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo, no último dia 23 de agosto. O senador destacou que, de um total de 1.505 megawatts contratados pelo governo federal no leilão, os parques eólicos no Nordeste representaram 95%.

Também em número o Nordeste foi o grande destaque do leilão, com 62 dos 66 empreendimentos negociados. Sete dos parques eólicos serão construídos no estado do senador, o Piauí, em parceria com a Salus Fundo de Investimento e Participações (15%) e com a empresa americana ContourGlobal (36%).

Com investimento estimado em R$ 720 milhões, esses sete parques eólicos, denominados Ventos de Santa Joana, ficarão situados nas cidades de Marcolândia, Caldeirão Grande e Simões e terão, cada um, potência de 30 megawatts.

- Para universalizar o acesso à luz elétrica e atender 100% da população piauiense e brasileira, é preciso que o Brasil gere cada vez mais. Devo dizer que temos já os leilões de hidrelétricas, que estão já contratados, em andamento. Temos, ainda, um potencial nessa área de termoelétrica, com biomassa e no modelo tradicional, com queima de óleo diesel. Mas acreditamos na energia limpa, especialmente eólica, solar e elétrica - afirmou Wellington.

O senador acrescentou ainda que esses empreendimentos devem ser concluídos até setembro de 2015, gerando empregos, renda e desenvolvimento em diversas regiões do Piauí.

Energia solar

Wellington Dias também citou a geração de energia solar no Piauí, em especial na cidade de São João do Piauí, no semiárido nordestino, que tem um dos mais altos índices de exposição solar do país – três vezes maior do que a Alemanha, um dos principais produtores e distribuidores desse tipo de energia no mundo.

Outro atrativo para a produção de energia solar no município, segundo o senador, é a existência de um dos maiores entroncamentos de distribuição de energia elétrica da região. A rede de energia elétrica poderia, então, ser reaproveitada para distribuição de energia solar, barateando os custos de produção.



03/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Piauí terá ampliação da oferta de energia, informa Wellington Dias

Norte do Piauí terá reforço no fornecimento de energia, informa Wellington Dias

Wellington Dias homenageia educadores do Piauí

Wellington Dias celebra crescimento do comércio no Piauí

Wellington Dias relata visita a municípios no Piauí

Wellington Dias relata viagem que fez ao interior do Piauí