Wellington Dias defende voto aberto em todas as deliberações do Congresso



Em pronunciamento nesta quarta-feira (4), o senador Wellington Dias (PT-PI) defendeu o voto aberto em todas as deliberações do Congresso Nacional, caso das votações de cassação de parlamentares e dos vetos presidenciais, além da indicação de autoridades, que é apreciada no Senado.

Wellington disse compreender que no período da ditadura militar era importante proteger o parlamentar por meio do voto secreto, para garantir o direito de expressão em matérias consideradas “perigosas”.

- Alguém que se atrevesse a ser contra o governante de plantão certamente corria risco de vida - afirmou.

O senador salientou que o momento histórico do país é outro, com liberdade de expressão, de organização sindical e partidária, consolidada na promulgação da Constituição de 1988.

O senador frisou que, assim como o país vive uma democracia, o Congresso também deve tomar posição de forma livre. No caso da votação da indicação de autoridades e chefes de missões diplomáticas, além da apreciação dos vetos do presidente da República, Wellington afirmou que é importante ter coragem e não temer possíveis represálias.

- Devemos satisfação mesmo é ao eleitor - afirmou, acrescentando que -se há uma preocupação do Congresso Nacional com a construção de uma política mais séria, ética, correta, e decente, o voto aberto para todas as votações é uma necessidade que se impõe.



04/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relator defende voto aberto em todas as deliberações legislativas

Gilvam Borges defende o voto aberto em todas as decisões do Congresso

Alvaro Dias defende prioridade para voto aberto no Congresso

Rollemberg defende voto aberto em todas as votações do Legislativo

Sérgio Souza defende o voto aberto em todas as decisões do Legislativo

Vídeo | Walter Pinheiro defende voto aberto em todas as votações