Wellington Dias elogia tratamento integrado de dependentes químicos




O tratamento integrado de corpo, mente e espírito foi a forma defendida pelo senador Wellington Dias (PT-PI) para atendimento de dependentes químicos no país. Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (20), o senador comemorou o que considerou uma "luz no fim do túnel" para o Brasil, ao identificar entidades bem-sucedidas no atendimento a dependentes químicos, que usam o tratamento integrado como instrumento de cura do vício.

O senador citou como exemplo a Suécia. Com menor taxa de consumo de drogas de toda a Europa, o país começou, na década de 80, um esforço conjunto do poder público e da sociedade no combate à dependência química, seguindo a fórmula de tratamento integrado do dependente. Agora, a expectativa é de que, na próxima geração, não haja mais dependentes no país.

Wellington Dias afirmou que é preciso colocar o Brasil no rumo certo. Para o senador, é preciso tratar droga como droga, sem propaganda e com regras claras de comercialização (no caso de álcool e cigarro).

- Nós temos de criar um sistema, atuar na prevenção, no tratamento e na reinserção social. Precisamos ter coragem de tomar aqui medidas públicas. Ou vai ser esta geração, que está aqui no Senado e na Câmara, ou oura vai ter que fazer. Eu espero que seja a nossa - declarou.



20/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias visita projetos de tratamento de dependentes químicos em Alagoas e Piauí

Wellington Dias destaca uso de ensino a distância na reinserção de dependentes químicos

Wellington Dias defende ampliação da rede de atendimento a dependentes químicos

Wellington Dias apresenta experiência da Europa em prevenção e tratamento de dependentes

Drogas avançam e país não garante tratamento a dependentes, aponta Wellington Dias

Centro de tratamento de dependentes químicos da capital atenderá 24h