Wellington Dias lança frente parlamentar para definir políticas sobre álcool e drogas
Usuários de crack estão utilizando bueiros, na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, para consumir a droga. Alguns que já perderam tudo o que tinham passaram a morar na rede de esgoto. Ao informar que o assunto foi tema de reportagem divulgada nesta quinta-feira (24) pelo jornal DFTV 1ª Edição, da Rede Globo, o senador Wellington Dias (PT-PI) anunciou que apresentou requerimento criando, no âmbito do Senado, a Frente Parlamentar de Políticas sobre Álcool e Drogas.
- Muitas vezes se olha a questão da droga apenas pelo lado policial, do combate aos traficantes através de ações das polícias Federal, Militar e Civil. Se dá menos destaque ao tratamento do dependente químico, a como estabelecer políticas públicas para dar maior atenção a essas pessoas. A matéria da Globo e a proposta da Frente Parlamentar vão nesse sentido - afirmou Wellington Dias.
Para ilustrar a situação de abandono e desesperança que atinge essas pessoas, o senador pelo Piauí citou o depoimento de um viciado: "o que mais sonho na minha vida é poder andar de cabeça erguida, e não como um bicho, como um resto". Wellington Dias também aplaudiu a iniciativa do pastor evangélico Luciano Gonzaga e do psiquiatra Rafael Boeachat, que trabalham com dependentes de drogas.
A frente parlamentar requerida pelo senador tem como objetivo principal debater com a sociedade civil o tema da dependência do álcool e drogas. Ela deverá apresentar propostas para os executivos federal, estadual e municipal. Também é missão da frente sugerir proposições legislativas que visem à prevenção ao consumo de álcool e drogas no Brasil e ao tratamento dos dependentes químicos.
Wellington Dias apresentará outro requerimento propondo a criação de uma subcomissão, no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para apresentar alternativas que para solucionar o problema da proliferação das drogas, a qual o senador classificou como "epidemia". Por outro lado, ele elogiou o anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff de estabelecer parceria com 49 universidades públicas federais e estaduais para capacitar 14.700 profissionais no atendimento aos viciados.
24/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Frente parlamentar lança publicações sobre continente antártico
Wellington Dias alerta sobre poder destrutivo das drogas
Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente lança livro sobre o movimento
Governo pode realizar Conferência Nacional sobre Drogas, diz Wellington Dias
Wellington Dias destaca avanços de pesquisas para o combate às drogas
Wellington Dias apoia mobilização por políticas públicas para as mulheres