Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente lança livro sobre o movimento



A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Congresso Nacional lançou nesta quarta-feira (13), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, o livro Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Uma experiência brasileira. A obra relata a trajetória do movimento suprapartidário desde o seu lançamento, em 1993, até os dias de hoje. A publicação é resultado de uma parceria entre a Frente Parlamentar e a ONG internacional Save The Children, da Suécia.

A senadora Patrícia Saboya (PSB-CE), coordenadora no Senado da Frente Parlamentar, emocionou-se ao discursar sobre o lançamento do livro. Patrícia Saboya disse que a obra é o espelho da luta que a frente tem empreendido para garantir o direito das crianças e adolescentes do Brasil.

Patrícia Saboya disse que o Brasil só será país justo na hora em que o discurso for substituído pela ação, com a adoção de políticas públicas sérias que ajudem a tirar as crianças da rua e do abandono.

O presidente do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda), Fernando Silva, agradeceu à Frente Parlamentar o apoio no combate a exploração sexual infantil e pediu mais atenção dos parlamentares para as políticas econômicas. Ele assinalou que a redução da pobreza tem efeito positivo sobre a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

A deputada Maria do Carmo (PT-RS), coordenadora na Câmara dos Deputados da Frente Parlamentar, embora admitindo que ainda há muito o que fazer pelas crianças carentes, salientou que o livro é o resultado do fortalecimento da pauta da infância e da adolescência no Legislativo.

- Este livro é um passo na luta para a construção de um país com crianças livres do abuso sexual e do abandono familiar - afirmou Maria do Carmo.

Também participaram do lançamento do livro as deputadas Telma de Souza (PT-SP), Laura Carneiro (PFL-RJ) e Rita Camata (PMDB-ES), o deputado Raimundo Gomes (PSDB-CE), a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirrier; a subsecretária dos Direitos da Criança e do Adolescente do governo federal, Carmem Oliveira; a representante nacional do movimento Meninos e Meninas de Rua, Ana Lúcia Andrade; e a representante da ONG internacional Save The Children, Denise Stuckenbruck.



13/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente é contra redução da maioridade penal

Lídice anuncia Frente Parlamentar Mista dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Frente Parlamentar lança campanha pela aprovação de projetos em favor da criança e do adolescente

Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente encaminhará propostas de políticas a candidatos a prefeito e a vereador

Frente Parlamentar em defesa dos direitos da criança reúne-se pela primeira vez

Frente Parlamentar lança cartilha em defesa dos direitos das crianças