Wellington Dias prevê 'riqueza excepcional' com novas regras do pré-sal



Em pronunciamento nesta segunda-feira (5), o senador Wellington Dias (PT-PI) disse esperar que a votação das novas regras para o pré-sal, agendada para terça-feira (6) na Câmara dos Deputados, consagre a ideia de que “o petróleo pertence de verdade ao povo brasileiro” e permita fazer os investimentos necessários ao bem-estar das gerações futuras.

O parlamentar explicou as vantagens para o governo brasileiro do regime de concessões na exploração de petróleo, o que, em seu ponto de vista, será benéfico para as relações internacionais do país.

- O Brasil passa a concentrar, a partir das extrações desses novos campos, o armazenamento de uma quantidade de petróleo e tem a opção de vendê-lo por uma estratégia de país para quem lhe convier – lembrou o senador.

Wellington disse que o novo regulamento permitirá ao governo acumular uma “riqueza excepcional”. Segundo ele, nos grandes campos de petróleo brasileiros, as empresas privadas envolvidas na extração do produto obtinham lucro superior a 70%.

O senador também afirmou que, mantida a cotação do petróleo aos níveis atuais, o fundo social do pré-sal poderá acumular US$ 1,5 trilhão nos próximos 20 a 25 anos.

O senador se mostrou favorável à proposta que destina à educação 50% dos recursos do petróleo a serem partilhados entre União, estados e municípios.

- Acredito que é uma necessidade do Brasil. Não se trata apenas de uma disputa entre estados e municípios. Há uma necessidade do Brasil de que tenhamos novos leilões. É por essa razão que estamos aqui acompanhando atentos. Espero que a Câmara possa finalizar essa votação – concluiu.



05/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mínimo vai a R$ 820 até 2015, prevê Wellington Dias

Wellington Dias quer regras para inibir roubo de patentes nacionais

Wellington Dias e Inácio Arruda defendem novas fontes de financiamento para a saúde

Acordo sobre MPs abrirá caminho para votação de projeto sobre 'royalties', prevê Wellington Dias

Indústria farmacêutica tem mais 60 dias para adaptar-se às novas regras

Novas regras para telefone social são publicadas e entram em vigor em 60 dias