Wellington Dias: voto em lista representa apoio a projeto para o país



O senador Wellington Dias (PT-PI) defenderá na Comissão de Reforma Política a posição anunciada pelo PT: manutenção do sistema proporcional, mas com voto em lista partidária ordenada pelos partidos, e o financiamento público de campanha. O senador explica que a defesa dessas posições mostra coerência com princípios advogados pelo Partido dos Trabalhadores.

VEJA MAIS

- Queremos o fortalecimento dos partidos; a democratização do sistema eleitoral, para que todos tenham o direito de se candidatar e defender suas ideias; e a adoção de regras que acabem com a insegurança jurídica na legislação eleitoral brasileira - disse.

No sistema proporcional com voto em lista, observa Wellington, um partido apresenta um conjunto de candidatos e é o somatório de votos no projeto para o país, defendido por esses candidatos, que garante as vagas que a legenda conquista no Parlamento.

Ele critica o voto majoritário para deputados e vereadores por considerar que, nesse sistema, "o partido fica abaixo do indivíduo, o que é contra a democracia". No entanto, ele admite a discussão de uma regra mista.

- Vamos discutir a possibilidade de parte das vagas serem preenchidas pelo sistema de lista partidária e parte pelos candidatos mais votados - concluiu ele.



21/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias pede apoio para votação de projeto sobre distribuição dos 'royalties'

PEC do Voto Aberto deve ficar para semana que vem, diz Wellington Dias

Wellington Dias lista prioridades de seu mandato em 2012

Wellington Dias pede apoio para apicultura do semiárido do Piauí

Vídeo | No Senado há ampla maioria para fim do voto secreto em todas as votações, afirma Wellington Dias

Wellington Dias comemora iniciativa para acabar com a miséria no país