WILSON DEFENDE ENGAJAMENTO DE PREFEITOS NO COMBATE AO DESEMPREGO



O senador Carlos Wilson (PPS-PE) defendeu nesta quinta-feira (dia 16) o engajamento dos governos municipais na luta contra o desemprego, frisando que é necessário encarar o problema não como de natureza federal ou estadual. De acordo Wilson, este tipo de raciocínio, apesar de se valer de informações verídicas, vem eximindo os executivos municipais de sua responsabilidade.
Mesmo sem isentar o governo federal nesta questão, já que sua política de juros altos, na sua opinião, tem sido umas das principais causas do desemprego, o senador disse que o sucesso de algumas prefeituras na redução do desemprego, como é o caso do Rio de Janeiro, "vem desmentir atitudes de cegueira administrativa". Carlos Wilson apontou o caso da Prefeitura de Recife como exemplo a não ser seguido, já que reduziu os recursos do orçamento municipal destinados ao combate ao desemprego.
Entre as medidas que poderiam ser adotadas pelos municípios, observou Carlos Wilson, está a qualificação profissional, a criação de fundos de aval para apoiar atividades de geração de empregos e o direcionamento da política de compras para a produção local. "Serviços como o de coleta de lixo e limpeza e conservação de vias públicas poderiam empregar muito mais pessoas, em detrimento do uso intensivo de maquinários", completou.
Em aparte, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que a dicotomia entre responsabilidades do governo federal e municipal tem criado graves problemas. Para o senador, o governante municipal é o responsável direto pela infra-estrutura que possibilita a implantação de empresas e a geração de empregos.

16/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maguito defende o engajamento de governadores e prefeitos no Fome Zero

Direitos Humanos defende engajamento da rede hoteleira no combate à exploração sexual de crianças

Lando defende combate ao desemprego com melhor distribuição de renda

LÚCIO ALCÂNTRA DEFENDE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA NO COMBATE AO DESEMPREGO

PATROCÍNIO DEFENDE PROÁLCOOL COMO ALTERNATIVA PARA COMBATE AO DESEMPREGO

Alvaro Dias cobra engajamento do governo no combate à inflação