Lando defende combate ao desemprego com melhor distribuição de renda
Ao analisar pesquisa da Datafolha em que 46% dos brasileiros elegeram o desemprego como o principal problema do país, o senador Amir Lando (PMDB-RO) lembrou a tese de que a geração de empregos necessária à realidade brasileira só se dará, de forma sustentada, com a retomada do crescimento econômico. Ele observou, no entanto, que a sustentabilidade do crescimento só se dará com o crescimento do consumo interno, o que só será possível com a melhoria da distribuição de renda.
O caminho para isto, afirmou o senador, deve ser a priorização dos investimentos públicos em atividades intensivas de mão-de-obra, em que o país tem potencial de geração de emprego a baixos custos, como a agricultura familiar. Isto porque, em sua avaliação, não se vislumbra um aumento de produção com tecnologias intensivas de mão-de-obra.
- Ao contrário, é muito mais provável a forte correlação entre novos investimentos e tecnologia poupadora de mão-de-obra - disse o senador.
A realidade, frisou Amir Lando, tem demonstrado que há atividades capazes de atacar as causas do desemprego, resolvendo, como decorrência, os seus efeitos colaterais - fome, desespero e violência - e criando defesas estruturais para uma sustentabilidade que transforma crescimento em desenvolvimento, -ou seja, crescer, mas com distribuição de renda-.
Amir Lando advertiu que se o governo se propuser a inverter a lógica do atual modelo econômico, e passar a investir no mercado local, na repartição da renda em benefício da maioria da população excluída, receberá críticas severas, inclusive da imprensa. Ele observou, no entanto, que a minoria que se utiliza de grande parcela da mídia são justamente os ricos, que não se conformam com a perda dos privilégios que o atual modelo lhes proporciona.
- Se o Estado se colocar ao lado da maioria, de que importarão as críticas - indagou.
14/11/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saturnino defende melhor distribuição de renda
ADEMIR CRITICA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA E DESEMPREGO NO DIA DO TRABALHO
MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA AGRAVA DESEMPREGO, DIZ BENEDITA DA SILVA
Marluce Pinto reivindica melhor distribuição de renda
Osvaldo Sobrinho defende melhor distribuição dos recursos da educação
Vital do Rêgo defende melhor distribuição de médicos no país