Maguito defende o engajamento de governadores e prefeitos no Fome Zero
O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) conclamou nesta sexta-feira (31) os governadores a se engajarem no programa Fome Zero com ações específicas em seus estados, como pretende o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E manifestou seu apoio -incondicional- às ações propostas pelo presidente da República no combate à fome e à miséria, que devem envolver também os prefeitos.
- Se, por um lado, o governo e o Congresso trabalham para construir condições para a retomada do crescimento do país, por outro o governo precisa agir na emergência, socorrendo aqueles que não têm como esperar. A fome não espera medidas estruturais, ela mata. E o Congresso e os governadores têm a obrigação de se unir a esse esforço nacional - sustentou.
Maguito rebateu a crítica de Antônio Ermírio de Moraes ao Fome Zero, dizendo que, apesar de admirá-lo, acredita que o empresário errou na sua avaliação. -O Brasil precisa gerar empregos sim, como defende o empresário, mas enquanto isso não ocorre é preciso ajudar quem está no fundo do poço-, disse Maguito. -É insensibilidade criticar o Fome Zero-.
O senador considerou a unificação dos programas de transferência direta de renda, com a criação de um cadastro único para o Bolsa-Família, um grande avanço do governo. Lembrou que a meta é a de ampliar o número de famílias beneficiadas para quatro milhões ainda neste ano e que estão previstos investimentos de R$ 5,3 bilhões no programa.
Os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI) e Mão Santa (PMDB-PI) apoiaram o pronunciamento e elogiaram a atuação do ex-secretário de Planejamento do governo de Maguito em Goiás e ex- secretário de Política Urbana do governo anterior, o goiano Ovídio de Angelis. Mão Santa disse que 35 municípios do seu estado estão em situação de calamidade pública por falta de água e que os carros-pipa estão parados porque não há recursos federais para o seu pagamento, o que, segundo o senador, não ocorria no governo passado.
31/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
WILSON DEFENDE ENGAJAMENTO DE PREFEITOS NO COMBATE AO DESEMPREGO
Serra reúne governadores e cobra engajamento
Mozarildo rebate declaração de FHC sobre epidemia de dengue e defende prefeitos e governadores
Maguito lembra que governadores apóiam a reforma da Previdência
Maguito: fome não espera projetos de longo prazo
Maguito cobra apoio para programa Fome Zero