Wilson Santiago pede melhoria salarial para defensores públicos




O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) cobrou em Plenário, nesta sexta-feira (13), melhorias nas condições salariais e de trabalho dos defensores públicos estaduais. Ao defender uma remuneração justa e digna para a categoria - que presta assistência jurídica a quem não pode contratar um advogado -, o parlamentar usou como parâmetro os vencimentos recebidos por juízes e membros do Ministério Público.

- Alguns estados pagam salários melhores aos defensores públicos, mas a maioria não condiz com a missão e o cargo exercidos - protestou.

Tão grave quanto o fato de muitos estados ainda não terem implantado esse serviço, criado pela Constituição de 1988, é a fragilidade com que muitas defensorias públicas operam no país, segundo assinalou Wilson Santiago. Além do pagamento de salários não condizentes com a responsabilidade do cargo, as defensorias atuam com reduzido número de profissionais e enfrentam carência de recursos orçamentários.

Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) apontou a defensoria pública como o principal caminho na busca de Justiça para os mais pobres.



13/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago pede melhores condições de trabalho para os advogados públicos

Wilson Santiago defende política salarial governista

Wilson Santiago pede atenção para vigência da Lei da Ficha Limpa

Wilson Santiago pede aprimoramento da legislação para melhorar a vida de aposentados e pensionistas

Wilson Santiago pede fortalecimento do SUS

Wilson Santiago pede fortalecimento da Defensoria Pública