Workshop apresenta estudos de novos produtos feitos a partir de resíduos agrícolas e urbanos
Nos dias 28 e 29 de outubro, pesquisadores de 11 unidades da Embrapa e representantes de 10 instituições, incluindo universidades internacionais, empresas privadas e órgãos de pesquisa participam do I Workshop da Rede Agrorecicla - Caracterização, aproveitamento e geração de novos produtos de resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos. O evento acontece na Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP).
O objetivo do encontro é discutir resultados de dois anos de desenvolvimento do projeto que tenta encontrar novas fórmulas científicas e tecnológicas para preservar o meio ambiente. O estudo faz parte do Macroprograma 2, da Embrapa, que desenvolve pesquisas abordando temas como competitividade e sustentabilidade setorial.
A Rede Agrorecicla foi criada em 2008, com recursos de quase R$ 450 mil reais, visando à incorporação de novos métodos de reciclagem de resíduos e geração de novos usos de materiais e aplicações. A rede começou a pesquisa com caracterização detalhada dos resíduos, empregando métodos da física, química, ciência dos materiais, entre outros.
Resíduos de origem agrícola e agroindustrial, como dejetos de bovinos, frangos e suínos, palhas e bagaço de cana-de-açúcar, resíduos de corte de florestas plantadas e de madeiras, entre outros, foram trabalhados para gerar métodos de compostagem combinando resíduos com diferentes composições, com objetivo de gerar materiais com níveis de fertilidade e aplicabilidade mínimos. O uso dos resíduos como combustíveis renováveis e geração de novos materiais são o foco dos projetos compõem a rede.
O projeto é dividido em cinco planos de ação e cada um deles é subdividido em várias atividades. Durante o workshop, os responsáveis por plano de ação ou atividades vão mostrar os resultados obtidos até o momento. No total, serão 24 apresentações orais e 28 painéis abordando pesquisas com resíduos agrícolas, agroindustriais e urbanos que representam desafios e oportunidades, principalmente para a região Centro-Sul do País, devido à concentração populacional e a geração de grande quantidade de resíduos.
A lista dos parceiros do projeto está disponível para consulta no site da Embrapa.
Fonte:
Embrapa
26/10/2010 17:40
Artigos Relacionados
Transportes Urbanos: EMTU/SP apresenta estudos do Sivim na RMC
Funap: Fundação apresenta produtos feitos no sistema prisional
SP terá 40 centros de triagem para resíduos urbanos
Governo vai implantar 40 centros de triagem para resíduos urbanos
Seminário debate aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos
Especialistas brasileiros e japoneses discutem gestão de resíduos sólidos urbanos